23 C
Rio Branco
quinta-feira, 15 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Saúde recebe 22 novos residentes pela Ufac em aula inaugural

Atualizada em 11/03/2025 11:38

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e a Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) receberam, nesta segunda-feira, 10, os novos residentes pela Universidade Federal do Acre (Ufac), na Aula Inaugural dos Programas de Residências em Área Profissional da Saúde, no Anfiteatro Garibaldi Brasil, no Campus da Ufac.

Na cerimônia, autoridades da Saúde e do meio acadêmico deram as boas-vindas aos 22 novos residentes que atuarão na Fundhacre, na Maternidade Bárbara Heliodora e nas Unidades Básicas de Saúde do município. O evento também celebrou a conclusão do ciclo de nove alunos que finalizaram suas residências.

Para a secretária adjunta de Saúde, Ana Cristina Moraes, o evento reforça o compromisso do governo do Acre com a formação de novos profissionais e a melhoria dos serviços de saúde. “É importante para a gente participar desse momento. Nossa participação tem sido muito positiva, para que possamos alinhar e colocar os profissionais no processo de formação já conhecendo o Sistema Único de Saúde (SUS), conhecendo os nossos fluxos, especialmente de regulação, a porta de entrada desse paciente, para que possamos aprimorar e otimizar os nossos serviços”, afirmou a secretária.

Secretária adjunta destacou o papel da formação profissional na melhoria dos serviços de saúde no Acre. Foto: Luan Martins/Sesacre

Os programas de residência ofertados pela Ufac integram a modalidade Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde, com seis vagas para Enfermagem Obstétrica, sete em Terapia Intensiva e dez em Saúde da Família. As vagas contemplam profissionais de enfermagem, fisioterapia, nutrição, serviço social, educação física, fonoaudiologia, psicologia e odontologia.

Os 22 residentes iniciarão suas atividades em unidades estaduais e municipais. Foto: Luan Martins/Sesacre

A presidente da Fundhacre, Soron Steiner, comemorou a chegada dos novos residentes e pontuou a importância da capacitação na assistência à saúde. “Quero desejar boas-vindas. É uma honra, enquanto Fundação, receber esses residentes, e estamos de portas abertas. Minha mensagem é de otimismo: nós, profissionais da saúde, precisamos qualificar e entender que sem educação, sem modernização, sem tecnologia e sem avanços, a gente não chega a lugar nenhum”, afirmou Soron.

Presidente da Fundhacre reforçou compromisso com a qualificação dos profissionais da saúde. Foto: Luan Martins/Sesacre

A reitora da Ufac, Guida Aquino, ressaltou o papel da Universidade na formação dos profissionais de saúde: “Precisamos incentivar e valorizar os nossos receptores. Eu sempre falo que o Acre tem esse diferencial. A parceria entre universidade, Estado e Município é muito próxima, o que avança todos os nossos cursos de graduação, de pós-graduação, enfim, todas as ações da universidade. Hoje, a residência médica só existe porque tem uma universidade pública federal”.

“A parceria entre universidade, Estado e Município é o diferencial do Acre”, disse a reitora. Foto: Luan Martins/Sesacre

Entre os novos residentes, Nathalia Gomes, compartilhou suas expectativas ao ingressar na Residência em Terapia Intensiva. “Minha grande motivação de ser enfermeira é sempre estar no cuidado em todos os momentos com o paciente, nesses momentos críticos. A residência sempre foi um sonho meu e concretizar isso é uma grande meta alcançada”, declarou.

Nathalia chegou ao Acre motivada a contribuir com a área de Terapia Intensiva. Foto: Luan Martins/Sesacre

Já Beatriz Queiroz, nutricionista e residente que concluiu o ciclo formativo, falou sobre sua trajetória e as oportunidades proporcionadas pela residência. “Para nós que já estamos finalizando, é um prazer conseguir contribuir com o Estado, agora que conseguimos finalizar esse ciclo. A residência abre um leque de oportunidades muito interessante, e eu estou muito feliz de ter concluído esses dois anos, porque é muito esforço, mas graças a Deus deu tudo certo. Nós atuamos nas quatro UTIs que temos aqui no estado”, disse Beatriz.

Após dois anos de residência, Beatriz comemora as oportunidades conquistadas. Foto: Luan Martins/Sesacre

Os investimentos na Saúde e as parcerias firmadas entre a Ufac e o governo do Estado são essenciais para o sucesso dos programas de residência e a formação de profissionais qualificados.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

CCJ da Câmara aprova projeto que proíbe decisões individuais no STF

Marcio Nunes

Enchente atinge mais de 120 mil pessoas no Acre e já é considerada, proporcionalmente, o maior desastre ambiental do estado

Jamile Romano

Indústria de calçados do Acre envia mais uma remessa de botas para Porto Maldonado

Raimundo Souza

Governador reafirma parcerias entre público e privado ao prestigiar posse da primeira mulher a assumir presidência da Acisa em 114 anos

Raimundo Souza

Governo se antecipa ao combate de incêndios e lança edital para seleção de brigadistas comunitários

Marcio Nunes

Durante festival, Povo Puyanawa celebra independência econômica com alta produção de farinha de mandioca

Raimundo Souza