24.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Saúde do Acre promove oficina de aleitamento materno e alimentação saudável em Rio Branco

Atualizada em 22/08/2024 18:32

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), está promovendo, nesta terça-feira, 22, uma oficina focada no aleitamento materno e na alimentação complementar saudável, destinada a 60 profissionais da Atenção Primária à Saúde de Rio Branco. O evento, realizado no Hotel Nobiles Suites, é organizado pelo Núcleo de Alimentação e Nutrição (NAN/DAPS) e pelo Núcleo da Criança (NSC), em parceria com a Maternidade Bárbara Heliodora e o Programa de Imunização Nacional no Acre (PNI).

Oficina focada no aleitamento materno e na alimentação complementar saudável, destinada a 60 profissionais da Atenção Primária à Saúde de Rio Branco. Foto: Luan Martins/Sesacre

A iniciativa tem como objetivo principal promover o aleitamento materno como uma estratégia eficaz de saúde pública, visando prevenir agravos nutricionais, especialmente a desnutrição infantil. A oficina faz parte das atividades do Agosto Dourado, mês dedicado à promoção do aleitamento materno. A campanha desse ano tem como tema: Amamentação, apoie em todas as circunstâncias.

A campanha desse ano tem como tema: Amamentação, apoie em todas as circunstâncias. Foto: Luan Martins/Sesacre

A OMS e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno exclusivo até o 6º mês de vida do bebê, e complementado até os 2 anos ou mais. A cor dourada não é por acaso, mas está relacionada ao fato do leite materno ser considerado “alimento de ouro” devido às inúmeras vantagens para o binômio mãe-filho, além de outros tantos benefícios para a sociedade e o mundo.

“Essa oficina é um marco no fortalecimento das ações de saúde em nossa capital”, destacou o secretário de Saúde, Pedro Pascoal. Foto: Izabelle Farias/Sesacre

O secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, destacou a importância do evento: “Essa oficina é um marco no fortalecimento das ações de saúde em nossa capital. Estamos capacitando profissionais para que possam apoiar e orientar as mães no aleitamento materno, o que reflete diretamente na qualidade de vida das crianças”.

“O evento visa melhorar os indicadores de aleitamento materno em Rio Branco”, ressaltou Deltirene Cardoso, coordenadora do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Sesacre. Foto: Luan Martins/Sesacre

Deltirene Cardoso, coordenadora do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Sesacre, também ressaltou o impacto da ação: “O evento visa melhorar os indicadores de aleitamento materno em Rio Branco, o que terá um efeito positivo em todo o estado. Discutimos não apenas o manejo do aleitamento, mas também a introdução alimentar, essencial para garantir que as crianças continuem saudáveis até os dois anos e além”.

A oficina, numa abordagem integrada, destaca a importância do leite materno como estratégia para redução da mortalidade infantil e no enfrentamento à desnutrição e obesidade, além de outros desfechos para toda a vida toda, para a sociedade e o país.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Inmet alerta para tempestades e chuvas intensas no Acre

Jamile Romano

MPAC discute ações de segurança alimentar com Secretaria Estadual de Direitos Humanos

Jamile Romano

Juceac lança nova ferramenta digital para abertura de empresas

Raimundo Souza

Michelle Melo apresenta novamente requerimento por melhorias na AC 40 e 475

Marcio Nunes

Governo do Acre divulga atrações do show da virada em Rio Branco e Cruzeiro do Sul

O Rio Branco

Segunda edição da ação Sorriso Feliz no Complexo Penitenciário de Rio Branco termina com mais de 800 reeducandos atendidos

Raimundo Souza