23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Saneacre destaca estratégias do Acre para reduzir impactos de extremos climáticos no setor de saneamento

Publicado em 14/11/2024

Em um Brasil cada vez mais atingido pelos extremos climáticos, o Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) participou do Seminário Nacional Universalizar – Aesbe 40 anos, levando para o centro das discussões a experiência do Acre em segurança hídrica e adaptação ambiental. O evento que celebra as quatro décadas de atuação da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), ocorreu nos dias 12, 13 e 14 de novembro. O encontro, realizado em Brasília-DF, reuniu cerca de 500 representantes do setor para discutir políticas e desafios do saneamento em âmbito nacional.

Representando o Saneacre, Daniela Tamwing, diretora de Planejamento e Projetos de Saneamento, participou como palestrante no painel “Segurança Hídrica: ações para mitigação dos impactos das mudanças climáticas no setor de saneamento”. Durante sua apresentação, Daniela abordou as ações desenvolvidas no Acre para adaptar-se aos desafios impostos pelas mudanças climáticas.

“É muito importante a participação do Saneacre, que é uma autarquia associada à Aesbe, pois podemos debater políticas estaduais, nacionais e mundiais de saneamento, visto a necessidade de nos adaptarmos aos eventos extremos que a cada ano estão mais próximos. Falamos sobre a atuação do governo do Acre, por meio do Gabinete de Crise, para dar uma resposta rápida à população durante esses eventos, bem como as medidas de sucesso adotadas pelo Saneacre para aumentar a segurança hídrica no Bujari e outros municípios”, destacou.

José Bestene, presidente do Saneacre, enfatizou a importância do evento para fortalecer parcerias e alinhar estratégias: “Nossa participação no Seminário Nacional Universalizar fortalece nossa visão sobre a necessidade de enfrentarmos os impactos das mudanças climáticas no saneamento. No Acre, temos trabalhado para integrar nossas políticas a uma gestão eficiente de segurança hídrica e adaptação climática. Reunir experiências de outros estados nos proporciona mais conhecimento para inovar e reforçar nossas ações, assegurando o bem-estar da população.”

O que falaram os demais participantes do painel de segurança hídrica: 

Cleverson Brancalhão, presidente do Conselho Fiscal da Aesbe e da Caerd (RO), destacou a relevância das ações do Saneacre e elogiou a integração com outras instituições do governo acreano: “Cidades de Rondônia passaram por situações parecidas, evidenciando os aspectos de dificuldades do saneamento na Amazônia”.

Para Josivan Moreno, diretor da Abes e gerente do Crea-RJ, o saneamento deve ser reconhecido como parte fundamental de uma política de adaptação climática e bem-estar público: “O saneamento precisa ser tido como uma estratégia de adaptação e como uma política de bem-estar e saúde pública de toda a população”.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Educação realiza pré-Enem Legal para os alunos da escola Humberto Soares

Marcio Nunes

Onda de frio chega no domingo, 24, com ventos intensos e baixíssima umidade do ar; disse Friale

Raimundo Souza

Com apoio do Sebrae, empresários do Acre conhecem tendência do ramo gráfico em São Paulo

Jamile Romano

Cerimônia coletiva do Tribunal de Justiça oficializa união de mais de 400 casais durante Expoacre Juruá

Raimundo Souza

Vice-governadora Mailza Assis empossa novos integrantes do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente

Raimundo Souza

Deracre apresenta ao TCE plano da Operação Verão 2025 com 1.200 km de ramais e 280 km abertos à indicação popular

Raimundo Souza