35.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Política

Roberto Duarte defende fim do monitoramento das transações em Pix acima de R$ 5 mil

Publicado em 13/01/2025

O deputado federal Roberto Duarte (Republicanos-AC) reforçou sua posição em defesa dos direitos dos cidadãos ao assinar o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que propõe barrar as novas regras da Receita Federal sobre o monitoramento de transações financeiras acima de R$ 5 mil em Pix e cartão de crédito. A medida, apresentada pelo também deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO), busca proteger a privacidade e o sigilo bancário dos brasileiros.

Para Duarte, o sistema imposto pela Receita Federal é um desrespeito aos cidadãos, especialmente aos pequenos empreendedores e trabalhadores. “Enquanto o governo aperta o cerco para monitorar cidadãos, principalmente aqueles que ganham menos, o próprio presidente impõe sigilos em seus gastos com cartão corporativo”, disse o parlamentar.

A Receita Federal defende que as novas regras têm como objetivo combater a evasão fiscal e promover a transparência. Contudo, o PDL argumenta que a medida amplia o alcance do sistema de fiscalização de forma indiscriminada.

Com a adesão ao projeto, Roberto Duarte reafirma sua oposição às medidas do governo federal que considera abusivas e desproporcionais, especialmente em um momento em que muitos brasileiros enfrentam dificuldades financeiras. “As pessoas já estão inseguras com a economia do país. Todo dia, o pai e a mãe de família veem seu dinheiro valer menos. Medidas assim, além de não focarem nos problemas que realmente importam, trazem mais incerteza e reforçam as críticas sobre as prioridades do governo”, concluiu o deputado federal.

 

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Aleac aprova projeto que aprimora condições do REFIS

Jamile Romano

Lupi foi alertado de denúncias sobre descontos em 2023, mostra ata de reunião

Raimundo Souza

Tabela do IR será reajustada para garantir isenção até 2 salários após aumento do mínimo, diz Lula

Jamile Romano

Decretado feriado AMANHÃ 2 de dezembro! Os brasileiros estão em festa!

Raimundo Souza

Governo Federal aprova marco legal dos jogos eletrônicos

Raimundo Souza

CFM recorre ao STF para derrubar decisão de Alexandre de Moraes liberando aborto com feto de 25 semanas

Jamile Romano