29.3 C
Rio Branco
sábado, 21 de março de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Riozinho do Rôla sobe quase 60 centímetros em 24 horas

Publicado em 08/12/2025

O riozinho do Rôla, um dos principais afluentes do Rio Acre e responsável por grande parte do volume de água que chega à bacia hidrográfica de Rio Branco, registrou uma elevação expressiva nas últimas 24 horas. Os dados são do Sistema de Alerta de Eventos Críticos do Serviço Geológico do Brasil (SGB), consultados pelo ac24horas na manhã desta segunda-feira (8).

Subida rápida do afluente

De acordo com o monitoramento, às 8h15 de domingo (7) o riozinho marcava 7,33 metros. No mesmo horário desta segunda-feira (8), o nível chegou a 7,90 metros, um aumento de 57 centímetros em apenas um dia.
Mesmo com a elevação, a medição ainda está bem abaixo da cota de inundação, fixada em 14,50 metros. Curiosamente, o volume de chuva na bacia do afluente foi mínimo: apenas 0,2 mm nas últimas 24 horas.

Rio Acre desce em Brasileia

Enquanto o afluente sobe, o Rio Acre apresentou comportamento oposto em Brasileia, onde o nível está em tendência de queda.
No domingo (7), às 6h45, o rio estava em 6,03 metros. Já na manhã desta segunda-feira, a medição caiu para 4,22 metros. Na região, a cota de inundação é de 11,40 metros.

Rio Acre sobe em Rio Branco

Na capital acreana, o Rio Acre continua em elevação. Segundo boletim da Defesa Civil Municipal, divulgado pelo coordenador do órgão, tenente-coronel Cláudio Falcão, o rio atingiu 9,37 metros às 5h21 desta segunda-feira (8), também com tendência de subida.
Ainda assim, o nível está distante da cota de alerta, de 13,50 metros, e da cota de transbordo, de 14,00 metros. Não houve registro de chuvas em Rio Branco nas últimas 24 horas.

Monitoramento contínuo

Apesar de os níveis se manterem abaixo das marcas críticas, a Defesa Civil segue em monitoramento permanente, especialmente devido ao aumento do riozinho do Rôla, que influencia diretamente o comportamento do Rio Acre na capital. bn

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Justiça condena pais pela superexposição da imagem do filho nas redes sociais

Jamile Romano

Ações e incentivos do governo impactam na redução do desemprego no Acre

Raimundo Souza

Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos investe em ações transformadoras para a população em vulnerabilidade social em 2024

Jamile Romano

Veja como foi o programa “O X Questão” de ontem, domingo, 01, na TV Rio Branco canal 8.1 e “Rádio Cidade FM 107.1 Acre”.

Raimundo Souza

Polícia Civil do Acre participa do 1º Encontro Interagências de Inteligência das Regiões Norte e Nordeste

Jamile Romano

Confira como foi o lançamento da nova Honda CG 160 2025

Raimundo Souza