24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Rio Branco participa do 20º Fórum Nacional da Undime para fortalecer a gestão da Educação Municipal

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação, participa nos dias 27 a 30 de julho, no Centro de Convenções, em Salvador/BA, do 20º Fórum Nacional da Undime, o maior evento de educação do país, que reúne mais de 3 mil participantes de todo o Brasil. O evento tem como tema principal o “Plano Decenal de Educação: política de Estado para garantir o direito à educação”.

O secretário Alysson Bestene, que ocupa a presidência da Undime no Estado do Acre está participando do evento. O Fórum é um espaço estratégico de articulação entre dirigentes municipais de educação, o Ministério da Educação (MEC), e outras instituições para discutir e formular políticas públicas que atendam às necessidades locais.

O 20º Fórum Nacional da Undime oferece uma grande oportunidade para fortalecer a gestão educacional nos municípios brasileiros, com foco no fortalecimento da educação pública, nas boas práticas de gestão e na articulação das políticas públicas de ensino.

“Participar do 20º Fórum Nacional da Undime é uma grande honra. Representando a educação do Acre, ao lado dos dirigentes municipais, vivenciamos momentos de formação continuada sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), articulação de políticas públicas e troca de experiências que fortalecem a educação. Juntos, construíremos iniciativas que valorizam o ensino de qualidade e a inclusão. Seguimos firmes por uma educação transformadora para todos”, declarou o Secretário de Educação, Alysson Bestene.

Ações do Fórum:

  • Formação e Atualização dos Gestores: Oferecimento de momentos de formação continuada para os gestores municipais sobre temas fundamentais, como o financiamento da educação, a BNCC e a alfabetização.
  • Articulação de Políticas Públicas: Discussão sobre os rumos da educação pública no Brasil e a criação de políticas públicas que atendam às realidades locais.
  • Troca de Experiências e Boas Práticas: Compartilhamento de iniciativas bem-sucedidas entre municípios, criando uma rede de colaboração que valoriza a parceria entre municípios, estados e União.
  • Fortalecimento da Gestão Democrática: Reforço à importância da gestão participativa e à defesa da educação pública de qualidade, com foco na equidade e inclusão.
  • O Fórum é um dos principais instrumentos de defesa da educação pública de qualidade no Brasil. Além de contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas, o evento também tem um papel fundamental na defesa de pautas como o Fundeb permanente, a maior autonomia dos municípios e um financiamento justo para a educação.

    Mais da programação

    Ao longo dos quatro dias, o Fórum oferecerá uma programação intensa com palestras, mesas temáticas e espaços de diálogo voltados aos dirigentes municipais, equipes técnicas, vereadores, prefeitos, e demais educadores de todo o país, com foco especial nos desafios iniciais das novas gestões. Além de atendimento governamental e espaço de feira, com mais de 50 expositores credenciados e parceiros institucionais, para visitação dos participantes.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Sebrae no Acre e Fecomércio-AC realizam Escola Gestão de Oficina para empresários de autopeças

Jamile Romano

Senac Acre encerra inscrições para Banco de Talentos de PCDs nesta sexta-feira, 24

Jamile Romano

Cira discute planos de trabalho para 2025 em reunião Interinstitucional

Raimundo Souza

Morre terceira vítima intoxicada por metanol em São Paulo

Redacao

Confira os resultados do primeiro turno das Eleições 2024

Raimundo Souza

Com meta de realizar 100 cirurgias ainda em agosto, governo lança mutirão de ortopedia para diminuir demanda reprimida

Jamile Romano