23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Rio Branco decreta situação de emergência em saúde pública por causa da seca

Publicado em 15/08/2025

A Prefeitura de Rio Branco publicou nesta sexta-feira, 15, situação de emergência em saúde pública por 180 dias devido aos impactos da estiagem que afeta a capital acreana desde junho. A medida, assinada pelo prefeito Tião Bocalom (PL), autoriza ações imediatas para enfrentar os riscos sanitários provocados pela seca severa e seus efeitos sobre o abastecimento de água e a saúde da população.

De acordo com dados da Defesa Civil Municipal, o nível do Rio Acre está abaixo da cota de alerta desde 18 de junho e atingiu o nível máximo de alerta já no dia 19. A redução drástica no volume de água compromete o fornecimento regular de água potável e deteriora a qualidade dos recursos hídricos, aumentando o risco de doenças transmitidas pela água.

O decreto autoriza medidas como ampliação do horário de funcionamento das unidades de saúde, contratação emergencial de profissionais, compra imediata de insumos e equipamentos e parcerias com governos estadual e federal. Também prevê contratações sem licitação, conforme a Lei Federal nº 14.133/2021, e abertura de crédito suplementar para custear as ações.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Secretaria Estadual de Saúde atende grande demanda de cirurgias de joelho no Juruá

Marcio Nunes

Governo avança em obras da Nova Maternidade, Orla do Quinze e demais projetos importantes do Segundo Distrito de Rio Branco

Jamile Romano

MPAC ajuíza ação e assegura oferta regular de medicamentos no Hospital Regional do Alto Acre

Jamile Romano

Secretaria da Mulher promove ação de conscientização durante o Carnaval da Família, em Rio Branco

Raimundo Souza

Cerca de 2 mil terceirizados participam de capacitação de empresa acreana

Marcio Nunes

Gleisi defende Janja: Qual o problema ter assessoria para cumprir seu papel?

Raimundo Souza