24.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Rio Branco alcança mais de 30 mil clientes cadastrados na Tarifa Social de Energia Elétrica

Atualizada em 24/01/2025 09:35

Desde a chegada da Energisa no Acre, o número de famílias cadastradas na Tarifa Social de Energia Elétrica tem aumentado gradativamente. Rio Branco lidera o ranking no estado, com o maior número de cadastrados, o último levantamento mostra que mais de 30 mil clientes possuem o benefício. Em todo o estado mais de 83 mil famílias recebem o desconto.

Outros municípios como Sena Madureira, possui 6.229 cadastros. Em Senador Guiomard, são 1.965 registros, já em Epitaciolândia são 1.888 famílias inscritas, e Plácido de Castro com 1.192 cadastramentos.

O benefício concede descontos progressivos na tarifa a famílias de baixa renda: quanto menor for o consumo da residência, maior é o desconto. As unidades consumidoras têm uma redução de 65% nos primeiros 30 kWh consumidos no mês. De 31 a 100 kWh, o desconto passa a ser de 40%. E de 101 até 220 kWh, há 10% de desconto.

De acordo com as regras estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), têm direito ao desconto famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa, famílias que possuem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), ou ainda, pessoas com doença dependentes de aparelhos que demandem consumo de energia elétrica. Também podem ser beneficiadas as famílias indígenas e quilombolas inscritas no CadÚnico que atendam aos requisitos, podendo receber um desconto de até 100% nos primeiros 50 kWh consumidos no mês.

Além da inclusão automática, a Energisa faz uma busca ativa entre os clientes em potencial para que possam receber os descontos. Mas vale ressaltar que o CadÚnico e o NIS devem ser renovados a cada dois anos.

“Para não perder o benefício, o cliente precisa estar com o cadastro atualizado. Para fazer isso, o cliente precisa ir ao local indicado pela prefeitura do município onde mora. Depois que fizer isso, pode ficar tranquilo que a Energisa fará o mapeamento e se ele estiver dentro dos critérios para receber o desconto, será cadastrado sem precisar sair de casa”, explicou o Coordenador de Atendimento da Energisa Acre, Marcos Ribeiro.

Passos para se cadastrar

1 – Tenha seu Número de Identificação Social (NIS) ou Número do Benefício (NB) atualizado. Acesse o site meucadunico.cidadania.gov.br.

2 – Com posse do NIS ou NB, o cliente deve apresentar CPF ou carteira de identidade, além de informar o código da Unidade Consumidora a ser beneficiada e entrar em contato com a Energisa.

Canais de Atendimento

Se você tem dúvidas sobre a Tarifa Social, entre em contato com a Energisa pelos canais de atendimento:

  • Aplicativo Energisa On;
  • Agência Digital: energisa.com.br
  • Call Center: 0800 647 7196.

 

 

[Assessoria]

Artigos Relacionados

Rbtrans divulga esquema operacional do Transporte Público para o Ano Novo

Marcio Nunes

Arraial cultural promovido pelo Estado tem público predominantemente familiar

Raimundo Souza

Piloto e passageira de aeronave que caiu no Acre há mais de 50 dias seguem internados no Amazonas

Jamile Romano

Empresário José Carlos Castilho, fundador da Frios Vilhena, morre aos 64 anos

Jamile Romano

Receita abre consulta a maior lote de restituição do IR da história

Marcio Nunes

Portal de Acolhimento: TJAC inaugura novo espaço de atendimento ao cidadão nesta sexta-feira, 19

Jamile Romano