Publicado em 31/01/2026
.(Foto: Secom)
O nível do Rio Acre voltou a subir na tarde deste sábado (31), superando novamente a cota de transbordo na capital acreana. Segundo os dados mais recentes da Defesa Civil Municipal, o manancial atingiu a marca de 15,14 metros na aferição realizada às 15h.
O monitoramento aponta uma aceleração na elevação das águas: ao meio-dia, o registro era de 15,09 metros, indicando um aumento de cinco centímetros em um intervalo de apenas três horas.
Impactos e População Atingida
A nova cheia já repercute em diversas regiões da cidade. Até o momento, a prefeitura estima que aproximadamente 5 mil moradores foram afetados. Entre os bairros que enfrentam transtornos devido ao avanço das águas, destacam-se:
-
Ayrton Senna e Base;
-
Seis de Agosto e Cidade Nova;
-
Cadeia Velha e Baixada da Habitasa;
-
Triângulo, Palheiral, Taquari e Aeroporto Velho.
Histórico Recente de Inundações
Este episódio marca a terceira vez que o Rio Acre ultrapassa o limite crítico de segurança em um período de aproximadamente um mês. O ciclo de instabilidade teve início em dezembro de 2025, quando o nível tocou os 14 metros pela primeira vez nesta temporada. No último dia 15 de janeiro, o manancial voltou a transbordar, configurando um cenário de cheias recorrentes em curto espaço de tempo.
As equipes de assistência e monitoramento permanecem em alerta, acompanhando a evolução do nível do rio ao longo das próximas horas.

