32.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Rio Acre recua levemente, mas permanece acima da cota de alerta em Rio Branco

Publicado em 02/02/2026

O nível do Rio Acre apresentou uma pequena redução ao meio-dia desta segunda-feira (2), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil de Rio Branco. Às 12h, o manancial marcou 15,43 metros, um centímetro abaixo do registrado às 9h, quando estava em 15,44 metros. Apesar da leve queda, o rio segue acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros.

De acordo com o levantamento, não houve registro de chuvas nas últimas 24 horas na capital acreana. A cota de transbordo do Rio Acre é de 14 metros, patamar já ultrapassado.

A Defesa Civil informou ainda que a cheia já afeta mais de 30 bairros de Rio Branco e 23 comunidades rurais. Dessas localidades, cinco necessitam de embarcações para garantir a travessia dos moradores.

No Parque de Exposições, espaço utilizado como abrigo temporário, estão acolhidas atualmente 30 famílias, somando 86 pessoas. Entre os abrigados estão mais de 20 crianças, idosos, pessoas com deficiência e duas gestantes. A previsão é de que outras dez famílias cheguem ao local ainda nesta segunda-feira.

Segundo a Defesa Civil, cerca de 80% das famílias acolhidas no abrigo dependem de programas sociais, como o Bolsa Família. O atendimento também contempla os animais de estimação: ao todo, 19 pets permanecem no local junto às famílias.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Como usar o app do governo que promete inutilizar celular roubado com um clique

Jamile Romano

Deracre celebra 61 anos com mais de R$ 480 milhões em obras em andamento pelo Acre

Raimundo Souza

Instituto Socioeducativo do Acre certifica 2ª turma do projeto Pedalando Novos Tempos

Jamile Romano

Avaliação do Enamed pune 30% dos cursos de Medicina; UFAC recebeu nota 4 da nota máxima nacional que é nota 5 e a UNINORTE recebeu nota 1 ficando entre as 30 piores do país.

Kevin Souza

MPAC leva Projeto Txai e OBSGênero ao Festival Cultural Mani Huxi nas terras indígenas Katukinas

Jamile Romano

Governo avalia que Castro quer jogar responsabilidade por intervenção para Lula e descarta GLO

Raimundo Souza