27.6 C
Rio Branco
domingo, 12 de abril de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Rio Acre mantém tendência de queda e permanece abaixo da cota de alerta neste domingo

Publicado em 04/01/2026

Foto: Ingrid Kelly/Secom

RIO BRANCO – O monitoramento do Rio Acre registrou nova redução em seu nível nas primeiras horas deste domingo (04). Segundo dados oficiais da Defesa Civil Municipal de Rio Branco, o manancial atingiu a marca de 10,85 metros na medição das 9h, consolidando a trajetória de vazante observada desde o início do dia, quando os registros apontavam 11,02 metros às 5h18.

Ausência de chuvas favorece vazante

A retração no volume das águas está diretamente relacionada à estabilidade climática na região. O boletim técnico indica que não houve precipitação nas últimas 24 horas, com o índice pluviométrico estagnado em 0,00 milímetros. A falta de chuvas tanto na capital quanto nas cabeceiras contribui para que o rio permaneça distante das margens críticas.

Monitoramento e Parâmetros de Risco

Apesar do cenário de redução, a Defesa Civil mantém o estado de vigilância contínua. Atualmente, o nível do Rio Acre apresenta uma margem de segurança confortável em relação aos limites de inundação:

  • Nível Atual: 10,85 metros

  • Cota de Alerta: 13,50 metros

  • Cota de Transbordo: 14,00 metros

Com os índices atuais, o manancial encontra-se significativamente abaixo dos parâmetros que caracterizam risco imediato de alagamentos ou transbordamentos para a população da capital acreana.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Sete municípios acreanos devem prestar contas de recursos de “emendas PIX”, recomenda MPF

Raimundo Souza

Aleac entra em recesso aprovando LDO para 2025 e mais 17 projetos do Executivo

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco efetiva 237 novos servidores para a Educação Municipal

Marcio Nunes

Governo publica retificação do resultado final do concurso da Polícia Militar

Jamile Romano

Rádio Aldeia FM de Brasileia ganhará nova sede na parte alta da cidade em setembro

Raimundo Souza

Festival da Farinha: cantor Pablo abre 7ª edição de evento nesta quarta-feira (28) em Cruzeiro do Sul

Jamile Romano