24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Rio Acre chega a 13,80m e sai da cota de transbordamento na Capital

De acordo com a Defesa Civil, o nível do Rio Acre baixou 64 centímetros, chegou a 13,80m e deixou a cota de transbordamento que é de 14 metros.

Se seguir esse mesmo ritmo, o rio deve alcançar na noite de amanhã ou, no máximo, no início de quarta-feira a aguardada cota de segurança para ser feita a operação volta para casa dos desabrigados, principalmente os que estão no Parque de Exposições. São mais de 4 mil famílias em abrigos públicos em Rio Branco.

As famílias que estão abrigadas em escolas já devem ter autorização para retornar aos seus lares durante o dia de hoje. O coordenador da Defesa Civil na capital acreana, Cláudio Falcão, explica que são famílias desabrigadas pela enxurrada dos igarapés.

“Precisamos deixar claro que são famílias que saíram de suas residências por conta da enxurrada dos igarapés. Quem foi desabrigado pela cheia do Rio Acre precisa esperar mais um pouco. A gente entende que todo mundo quer voltar para suas residências, mas precisamos ter responsabilidade e aguardar o rio chegar à cota de segurança que é de 11 metros”, explica.

O principal temor da Defesa Civil é que aconteça o fenômeno chamado de “repiquete”, que é quando o rio volta a subir de nível.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acre registra aumento na cobertura de 13 das 16 vacinas do calendário infantil em 2023

Marcio Nunes

No Juruá, governo avança nos últimos ajustes para entrega de máquina de ressonância magnética

Jamile Romano

Estado realiza primeira cirurgia cardíaca pediátrica na Maternidade Bárbara Heliodora

Jamile Romano

Investimento de R$ 5,5 milhões do senador Petecão viabiliza restaurante universitário em Cruzeiro do Sul

Marcio Nunes

27 comunicadores do Acre concorrem ao Prêmio Sebrae de Jornalismo

Jamile Romano

Governo do Estado reabre Avenida Antônio da Rocha Viana em Rio Branco

Jamile Romano