30.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Rio Acre chega a 13,80m e sai da cota de transbordamento na Capital

Atualizada em 11/03/2024 09:03

De acordo com a Defesa Civil, o nível do Rio Acre baixou 64 centímetros, chegou a 13,80m e deixou a cota de transbordamento que é de 14 metros.

Se seguir esse mesmo ritmo, o rio deve alcançar na noite de amanhã ou, no máximo, no início de quarta-feira a aguardada cota de segurança para ser feita a operação volta para casa dos desabrigados, principalmente os que estão no Parque de Exposições. São mais de 4 mil famílias em abrigos públicos em Rio Branco.

As famílias que estão abrigadas em escolas já devem ter autorização para retornar aos seus lares durante o dia de hoje. O coordenador da Defesa Civil na capital acreana, Cláudio Falcão, explica que são famílias desabrigadas pela enxurrada dos igarapés.

“Precisamos deixar claro que são famílias que saíram de suas residências por conta da enxurrada dos igarapés. Quem foi desabrigado pela cheia do Rio Acre precisa esperar mais um pouco. A gente entende que todo mundo quer voltar para suas residências, mas precisamos ter responsabilidade e aguardar o rio chegar à cota de segurança que é de 11 metros”, explica.

O principal temor da Defesa Civil é que aconteça o fenômeno chamado de “repiquete”, que é quando o rio volta a subir de nível.

Artigos Relacionados

Acre recebe roadshow do Programa Novo Brasil Mais Produtivo

Jamile Romano

Senac Acre abre processos seletivos para designer gráfico e orientador educacional de informática

Jamile Romano

Adailton Cruz denuncia descumprimento do piso da enfermagem e cobra providências

Jamile Romano

Governo atua de forma rápida e efetiva em Brasileia e Epitaciolândia durante a cheia e pós-cheia do Rio Acre

Jamile Romano

MPAC ajuíza ação para reestruturação da rede de saúde básica em Porto Acre

Jamile Romano

Entenda mudanças na aposentadoria em 2024

Jamile Romano