23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Rio Acre chega a 13,80m e sai da cota de transbordamento na Capital

Publicado em 11/03/2024

De acordo com a Defesa Civil, o nível do Rio Acre baixou 64 centímetros, chegou a 13,80m e deixou a cota de transbordamento que é de 14 metros.

Se seguir esse mesmo ritmo, o rio deve alcançar na noite de amanhã ou, no máximo, no início de quarta-feira a aguardada cota de segurança para ser feita a operação volta para casa dos desabrigados, principalmente os que estão no Parque de Exposições. São mais de 4 mil famílias em abrigos públicos em Rio Branco.

As famílias que estão abrigadas em escolas já devem ter autorização para retornar aos seus lares durante o dia de hoje. O coordenador da Defesa Civil na capital acreana, Cláudio Falcão, explica que são famílias desabrigadas pela enxurrada dos igarapés.

“Precisamos deixar claro que são famílias que saíram de suas residências por conta da enxurrada dos igarapés. Quem foi desabrigado pela cheia do Rio Acre precisa esperar mais um pouco. A gente entende que todo mundo quer voltar para suas residências, mas precisamos ter responsabilidade e aguardar o rio chegar à cota de segurança que é de 11 metros”, explica.

O principal temor da Defesa Civil é que aconteça o fenômeno chamado de “repiquete”, que é quando o rio volta a subir de nível.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo do Estado realiza promoção de mais de 300 militares do Acre

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco promove ação pelo Dia das Crianças com diversão e integração com a natureza no Parque Chico Mende

Marcio Nunes

Sebrae leva comissão acreana a evento de inovação do país

Redacao

Frentes de trabalho do Deracre aceleram Operação Verão em rodovias do Acre

Marcio Nunes

Bocalom e Márcio Bittar visitam obras de pavimentação da AC-445 entre Bujari e Porto Acre

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco realiza programação de prevenção à doenças no centro da cidade

Marcio Nunes