26.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 17 de dezembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreBrasilEducaçãoGeral

Reaplicação do Enem começa nesta terça-feira em todo o país

Publicado em 16/12/2025

reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 tem início nesta terça-feira (16) e segue até quarta-feira (17), em todo o Brasil. A nova aplicação é destinada aos participantes que enfrentaram problemas logísticos nos dias oficiais da prova ou que foram acometidos por doenças infectocontagiosas previstas no edital do exame.

As provas regulares do Enem 2025 ocorreram nos dias 9 e 13 de novembro. Além disso, houve uma aplicação excepcional nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, após o adiamento da prova regular nessas cidades em razão da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), na capital paraense.

Os pedidos de reaplicação foram analisados individualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do exame.

A dinâmica da reaplicação segue o mesmo padrão da prova regular. Os portões dos locais de exame serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília), com início das provas às 13h30. Nesta terça-feira, os participantes realizam as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas. O tempo máximo de prova é até 19h, com acréscimo de uma hora para candidatos que tiveram o pedido de tempo adicional aprovado.

Na quarta-feira (17), será aplicada a segunda etapa do exame, com questões de ciências da natureza e matemática e suas tecnologias. Nesse dia, o encerramento da prova ocorrerá às 18h30.

Quem tem direito à reaplicação

O edital do Enem prevê a reaplicação para participantes prejudicados por falhas logísticas, como falta de energia elétrica ou problemas estruturais no local de prova, além de casos de desastres naturais. Também têm direito os candidatos diagnosticados com doenças infectocontagiosas, como covid-19, influenza, sarampo, rubéola, catapora, tuberculose, meningites, entre outras listadas no edital.

Um dos casos previstos envolve moradores de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, afetados por um tornado ocorrido em 7 de novembro de 2025, considerado um dos mais intensos já registrados no estado.

O participante realiza apenas a prova referente ao dia em que não conseguiu comparecer na aplicação regular.

Enem PPL

Nas mesmas datas, o Inep também aplica o Enem para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL). As provas ocorrem dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos estados e pelo Distrito Federal e têm o mesmo nível de dificuldade do exame regular.

Sobre o Enem

Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho dos estudantes ao final da educação básica e é atualmente a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. As notas são utilizadas em programas como o Sisu, o Prouni e o Fies, além de processos seletivos próprios de instituições públicas e privadas.

Os resultados também podem ser utilizados por universidades portuguesas que mantêm convênio com o Inep, facilitando o acesso de estudantes brasileiros ao ensino superior em Portugal.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Moraes: não há dúvida sobre tentativa de golpe; Bolsonaro era líder

Redacao

Prograd prorroga prazo para matrículas do SISU 2024

Jamile Romano

Justiça Federal proíbe remoções forçadas de pessoas em situação de rua em Belém

Redacao

Marcos Alexandre : Nota de Esclarecimento

Raimundo Souza

Rompimento de fibra óptica afeta região da Sobral e Prefeitura atua para restabelecer serviço

Marcio Nunes

Sesacre e Ministério da Saúde realizam oficina para ampliar fortificação alimentar infantil no Acre

Marcio Nunes