23.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Projeto “Todos Contra o Aedes aegypti” mobiliza 620 profissionais de saúde em todo o Estado

Publicado em 27/09/2025

O Instituto Sapien, em parceria com o Ministério da Saúde e o Governo do Estado do Acre, concluiu na última sexta-feira (25) a segunda etapa do projeto ‘Todos Contra o Aedes aegypti’, iniciativa de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.


O projeto reuniu mais de 600 profissionais de saúde e alunos de escolas públicas em todo o Estado, fortalecendo as estratégias de prevenção nos municípios.

A inauguração da segunda etapa do projeto ocorreu na Capital, no dia 18 de setembro, com a primeira formação reunindo 400 profissionais de saúde das regionais do Alto e Baixo Acre, abrangendo municípios como Rio Branco, Senador Guiomard, Capixaba, Xapuri e Sena Madureira.


Essa capacitação foi o ponto de partida para o Dia D de Mobilização Territorial, realizado em 19 de setembro, que mobilizou 26 escolas públicas dos cinco municípios, envolvendo alunos do 3º e 4º anos em atividades lúdicas e educativas sobre a importância de eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti.

Já na região do Juruá e Envira, a programação aconteceu no dia 25 de setembro em Cruzeiro do Sul, quando 220 profissionais, entre agentes de endemias e agentes comunitários de saúde, participaram das atividades de formação conduzidas pelo consultor técnico em arboviroses Giovanni San Miguel.

**Dia D**
No dia seguinte à formação, em 26 de setembro, foi realizado o Dia D, envolvendo 55 escolas públicas das cidades de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Tarauacá e Feijó, onde estudantes participaram de atividades práticas e educativas voltadas à prevenção das arboviroses.

A coordenadora do projeto, Danielle Freitas, destacou a importância dessas ações integradas. “Quando capacitamos os agentes, ampliamos o alcance das ações nas comunidades. Eles se tornam multiplicadores de conhecimento, engajando a população em um esforço coletivo para eliminar os focos do mosquito e proteger vidas”, afirmou.

**Resultados**
O Secretário de Saúde de Cruzeiro do Sul, Marcelo Siqueira, anunciou que os resultados da parceria já podem ser observados. “Entre janeiro e setembro havia previsão de 14 mil casos de dengue no município, mas com o trabalho da força tarefa, o número ficou em 2.816”, comparou, apontando para uma redução de 80% dos casos.
“Todo esse trabalho de formação educativa é muito importante porque nos garante multiplicadores no combate aos mosquitos. Nós estamos passando agora por um verão com chuva, o que tende a agravar mais as condições transmitidas por vetores e a gente faz um esforço enorme para garantir que esses indicadores de infecção por dengue, se mantenham baixos”, ressaltou o secretário.

O médico veterinário Sérgio Ricardo Argimon, da Regional do Juruá, Tarauacá e Envira, reforçou a relevância do trabalho educativo. “Esse material é uma ferramenta essencial para envolver as escolas e os estudantes, oferecendo conhecimento para que eles se tornem corresponsáveis pela própria saúde e atuem na prevenção de doenças.”

O agente de endemias Anderson Sara, de Cruzeiro do Sul, destacou o impacto direto do aprendizado das crianças em casa. “Quando as crianças aprendem sobre o mosquito, elas levam esse conhecimento para casa, estimulando toda a família a combater o vetor. Esse conhecimento não para na escola, ele se multiplica na comunidade.”

Com 16 anos de experiência na profissão, a agente de saúde Antônia Clemente também ressalta a importância do evento. “Cada capacitação traz um aprendizado maior, fortalecendo nosso trabalho com as famílias. A informação é o melhor remédio para reduzir os casos de dengue e salvar vidas na nossa comunidade”, comentou Antônia.

Com o apoio do Ministério da Saúde, do Governo do Acre, da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), da Secretaria de Educação (SEE) e das prefeituras dos 10 municípios participantes, o projeto reforça que a união de esforços é essencial para reduzir os índices de infestação do Aedes aegypti e promover uma saúde pública de qualidade.

Assessoria

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Com presença do governador e vice-governadora, Marcha para Jesus 2025 junta milhares de fiéis nas ruas de Rio Branco

Raimundo Souza

Governo realiza ações para proteger produção de soja contra a ferrugem asiática

Marcio Nunes

Multidão lota parque de exposições na última noite da Expoacre Juruá com shows de Wesley Safadão e Eric Land

Jamile Romano

Eduardo Ribeiro destaca parceria entre Executivo e Legislativo na abertura do Ano Legislativo

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco contrata consultoria de R$ 153 mil para definir novo modelo de gestão do Mercado Elias Mansour

Kevin Souza

Com prazo quase no fim, maioria das matrículas de tempo integral ainda não foi declarada no Acre

Jamile Romano