23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Projeto “Todos Contra o Aedes aegypti” mobiliza 620 profissionais de saúde em todo o Estado

Publicado em 27/09/2025

O Instituto Sapien, em parceria com o Ministério da Saúde e o Governo do Estado do Acre, concluiu na última sexta-feira (25) a segunda etapa do projeto ‘Todos Contra o Aedes aegypti’, iniciativa de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.


O projeto reuniu mais de 600 profissionais de saúde e alunos de escolas públicas em todo o Estado, fortalecendo as estratégias de prevenção nos municípios.

A inauguração da segunda etapa do projeto ocorreu na Capital, no dia 18 de setembro, com a primeira formação reunindo 400 profissionais de saúde das regionais do Alto e Baixo Acre, abrangendo municípios como Rio Branco, Senador Guiomard, Capixaba, Xapuri e Sena Madureira.


Essa capacitação foi o ponto de partida para o Dia D de Mobilização Territorial, realizado em 19 de setembro, que mobilizou 26 escolas públicas dos cinco municípios, envolvendo alunos do 3º e 4º anos em atividades lúdicas e educativas sobre a importância de eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti.

Já na região do Juruá e Envira, a programação aconteceu no dia 25 de setembro em Cruzeiro do Sul, quando 220 profissionais, entre agentes de endemias e agentes comunitários de saúde, participaram das atividades de formação conduzidas pelo consultor técnico em arboviroses Giovanni San Miguel.

**Dia D**
No dia seguinte à formação, em 26 de setembro, foi realizado o Dia D, envolvendo 55 escolas públicas das cidades de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Tarauacá e Feijó, onde estudantes participaram de atividades práticas e educativas voltadas à prevenção das arboviroses.

A coordenadora do projeto, Danielle Freitas, destacou a importância dessas ações integradas. “Quando capacitamos os agentes, ampliamos o alcance das ações nas comunidades. Eles se tornam multiplicadores de conhecimento, engajando a população em um esforço coletivo para eliminar os focos do mosquito e proteger vidas”, afirmou.

**Resultados**
O Secretário de Saúde de Cruzeiro do Sul, Marcelo Siqueira, anunciou que os resultados da parceria já podem ser observados. “Entre janeiro e setembro havia previsão de 14 mil casos de dengue no município, mas com o trabalho da força tarefa, o número ficou em 2.816”, comparou, apontando para uma redução de 80% dos casos.
“Todo esse trabalho de formação educativa é muito importante porque nos garante multiplicadores no combate aos mosquitos. Nós estamos passando agora por um verão com chuva, o que tende a agravar mais as condições transmitidas por vetores e a gente faz um esforço enorme para garantir que esses indicadores de infecção por dengue, se mantenham baixos”, ressaltou o secretário.

O médico veterinário Sérgio Ricardo Argimon, da Regional do Juruá, Tarauacá e Envira, reforçou a relevância do trabalho educativo. “Esse material é uma ferramenta essencial para envolver as escolas e os estudantes, oferecendo conhecimento para que eles se tornem corresponsáveis pela própria saúde e atuem na prevenção de doenças.”

O agente de endemias Anderson Sara, de Cruzeiro do Sul, destacou o impacto direto do aprendizado das crianças em casa. “Quando as crianças aprendem sobre o mosquito, elas levam esse conhecimento para casa, estimulando toda a família a combater o vetor. Esse conhecimento não para na escola, ele se multiplica na comunidade.”

Com 16 anos de experiência na profissão, a agente de saúde Antônia Clemente também ressalta a importância do evento. “Cada capacitação traz um aprendizado maior, fortalecendo nosso trabalho com as famílias. A informação é o melhor remédio para reduzir os casos de dengue e salvar vidas na nossa comunidade”, comentou Antônia.

Com o apoio do Ministério da Saúde, do Governo do Acre, da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), da Secretaria de Educação (SEE) e das prefeituras dos 10 municípios participantes, o projeto reforça que a união de esforços é essencial para reduzir os índices de infestação do Aedes aegypti e promover uma saúde pública de qualidade.

Assessoria

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Gefron divulga resultados operacionais do primeiro semestre de 2025

Jamile Romano

Ministra das Mulheres se reúne com lideranças femininas no Acre para discutir enfrentamento ao feminicídio

Marcio Nunes

Governo do Acre oferece cursos do Ieptec na área de gastronomia em Rio Branco

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco e Caixa Econômica assinam convênio para construção de casas e apartamentos populares

Jamile Romano

Investimento de mais de R$ 5 milhões marca entrega de kits na Arena da Floresta e vice-governadora Mailza destaca fortalecimento do esporte de base no Acre

Raimundo Souza

Vigilância Epidemiológica de Rio Branco intensifica vacinação contra influenza até o fim de janeiro

Jamile Romano