Atualizada em 25/11/2024 09:26
Como toda boa história esta tem Palácio, heroínas e heróis destemidos e um final feliz a favor da leitura e educação. Era uma vez um grupo de 45 crianças que decidiram, com uma “forcinha” da direção e equipe pedagógica da Escola Municipal Monte Castelo, passar uma manhã no Palácio da Justiça para participar das atividades do Projeto Infância Literária da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC).
As heroínas e heróis, na faixa etária de 10 a 11 anos de idade e matriculados nas turmas da manhã e tarde do 5º ano, foram recebidos por um trio de mulheres sábias, a presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, a coordenadora da CIJ Waldirene Cordeiro e a juíza de Direito Andréa Brito (1ª vice-coordenadora da CIJ).
O desafio e a missão recebida pelas(os) jovens, mas intrépidas(os) protagonistas: mergulhar na alegria e magia do mundo da leitura e educação. O projeto do Judiciário tem esse objetivo de, mesmo em tempos aonde o celular e sites de relacionamento digital se apoderam da atenção de todas e todos, estimular as(os) estudantes a sonhar com um mundo, uma vida melhor por meio da leitura e educação.
Para cumprir a nobre tarefa, as alunas e alunos receberam treinamento especial durante essa manhã: iniciando com uma visita guiada para conhecer as histórias do Palácio da Justiça, primeira sede do Tribunal de Justiça; depois participaram de dinâmicas de leitura, brincadeiras; fizeram pinturas corporais e ganharam cada uma um livro infanto-juvenil para lerem e levarem para casa e compartilharem com irmãs, irmãos, parentes e colegas, o prazer e a aventura da leitura.
[Assessoria]