25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Projeto de Lei propõe 1º de junho como Dia do Quadrilheiro Junino no Acre

Publicado em 02/06/2025

A cultura junina do Acre está prestes a ganhar uma data oficial no calendário estadual. Durante o 15º Esquenta Junino, realizado no domingo, 1º de junho, na Praça da Revolução, em Rio Branco, foi apresentado o Projeto de Lei que propõe instituir o “Dia do Quadrilheiro Junino do Estado do Acre”, a ser celebrado anualmente na mesma data.

A iniciativa é de autoria do deputado estadual Pedro Longo, que entregou simbolicamente o projeto à presidente da Liga de Quadrilhas Juninas do Acre (Liquajac), Francilene dos Santos. Segundo o parlamentar, o objetivo é valorizar ainda mais os quadrilheiros, reconhecendo sua importância para a cultura e o turismo acreano.

“Queremos garantir um dia oficial para homenagear quem mantém viva essa tradição com tanto amor e dedicação. A proposta já foi protocolada na Assembleia Legislativa e, com o apoio dos colegas, será aprovada e sancionada em breve. O 1º de junho será o Dia do Quadrilheiro Junino do Acre”, afirmou Longo.

O evento contou com apresentações de nove quadrilhas juninas que animaram o público com coreografias, figurinos típicos e muita alegria: Farofa de Capeta (Sena Madureira), Malucos na Roça, Matutos na Roça, Junina Pega-Pega, Escova Elétrica, CL na Roça, Assanhados na Roça, Explode Coração e Sassaricano na Roça (todas de Rio Branco). Cada grupo mostrou um pouco do que está sendo preparado para os festivais e competições da temporada 2025.

Durante o Esquenta Junino, o vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura e ex-presidente da Liquajac, Cimar Santos, destacou o apoio do órgão ao movimento junino e anunciou a realização de uma sessão solene em homenagem aos quadrilheiros. “O Conselho está de portas abertas para as quadrilhas. E aproveito para lembrar: nesta terça-feira, às 8h da manhã, na Câmara Municipal, teremos uma sessão especial para celebrar essa cultura tão rica do nosso povo”, declarou.

A presidente da Liquajac, comemorou a proposta de criação do Dia do Quadrilheiro. “Nosso movimento merece. O dia do quadrilheiro é um dia de luta e políticas públicas que precisamos. Já temos o dia nacional do quadrilheiro, já  tínhamos o municipal feito pelo ex-vereador Juruna, pai do quadrilheiro Jimmy Juruna, da quadrilha Matutos na Roça. Graças a Deus as políticas estão se concretizando, a gente só precisa permanecer unido e esse fazer que cada um faz merece respeito nesse dia, pois só eu sei o que é ser produtora cultural”, disse.

O presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), Minoru Kinpara, também esteve presente e parabenizou os quadrilheiros. “O que vimos aqui é fruto de muito esforço e amor pela cultura. O trabalho das quadrilhas vai além do palco, ele impacta vidas, forma cidadãos e movimenta bairros inteiros”, afirmou.

O Esquenta foi uma realização da Liga de Quadrilhas Juninas do Acre (Liquajac) em parceria com a prefeitura de Rio Branco e abriu oficialmente o calendário festivo que, este ano, contará  com uma etapa do 18º Circuito Junino, prevista para acontecer nos dias 20, 21 e 22 de junho, no Quadrilhódromo, localizado atrás da Arena da Floresta, em Rio Branco.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governador Gladson Cameli confirma homenagem e Fundhacre passa a se chamar Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo

Marcio Nunes

Abastecimento de água é reduzido novamente após mais uma bomba quebrar em Rio Branco

Jamile Romano

Governo lança campanha de arrecadação Juntos Pelo Acre em caráter permanente

Marcio Nunes

Governador se reúne com prefeito de Xapuri para acertar entrega da Ponte Sibéria

Raimundo Souza

Prefeitura autoriza investimento superior a R$ 40 milhões em obras do programa 1.001 Dignidades no Rosa Linda

Kevin Souza

Com apoio do Estado, indústria acreana se prepara para promover negócios em feiras no Peru

Jamile Romano