24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Programa “Medicamento em Casa” leva acolhimento e qualidade de vida a pacientes de Rio Branco

Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em Rio Branco que utilizam medicamentos e materiais médico-hospitalares de uso contínuo podem contar com um serviço que facilita a rotina e garante mais dignidade: a entrega dos medicamentos em casa.

O Programa “Medicamento em Casa”, da Prefeitura de Rio Branco, é voltado a pessoas com dificuldades de locomoção, como idosos acima de 65 anos, acamados, cadeirantes e pacientes com doenças crônicas.

A aposentada de 75 anos, Janete Soares de Souza, há seis anos é beneficiária do Programa Medicamento em Casa, da Prefeitura de Rio Branco. Portadora de diabetes, ela precisa receber insulina e evidenciou o trabalho realizado pelo serviço.

“Ah, é tudo de bom, né? Porque antes a gente teria que ir no posto buscar. Quem tem transporte, tudo bem, mas quem não tem, sofre. Graças a Deus eu nunca fiquei sem insulina, sempre fui atendida com atenção. Moro sozinha, sou a rainha do meu castelo, e esse programa é uma bênção. Estou muito agradecida”, relatou.

Coordenado pelo Complexo Farmacêutico (Cofam), da Secretaria Municipal de Saúde, o programa entrega medicamentos de uso contínuo e material hospitalar diretamente na residência de pacientes que enfrentam dificuldades de locomoção.

Atualmente, 898 pessoas estão cadastradas, incluindo idosos acima de 65 anos, pacientes acamados, cadeirantes e pessoas com doenças crônicas como Parkinson, osteoporose, diabetes e enfermidades renais. Os usuários do Lar Vicentinos também foram recentemente incluídos no atendimento.

As entregas chegam a cerca de 40 por semana, alcançando tanto a zona urbana quanto a rural. Além dos medicamentos, a equipe orienta os pacientes sobre a forma correta de uso, garantindo não apenas o acesso, mas também o cuidado integral.

Para o coordenador do programa, Lucas Costa, a iniciativa é um marco no acolhimento da população que mais precisa.

“O programa já vai para oito anos de existência e hoje atende 890 pacientes. Acolhe acamados, cadeirantes, pessoas com doenças ósseas, idosos acima de 65 anos e quem tiver dificuldade de locomoção comprovada. Todos recebem mensalmente seus medicamentos e materiais. É um programa que traz muito acolhimento e faz a diferença para Rio Branco”, destacou.

Lucas explica ainda que, entre os medicamentos mais distribuídos, estão os de pressão, colesterol e Parkinson, além de insumos como gazes, luvas e álcool para pacientes em situações especiais. Quem deseja se cadastrar pode entrar em contato pelo número de WhatsApp (68) 99262-2919.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

MPAC obtém decisão que garante vagas em creches e pré-escolas próximas às residências das crianças

Jamile Romano

Urgente: Justiça autoriza busca e apreensão na Maternidade Bárbara Heliodora

Raimundo Souza

Número de beneficiários do Bolsa Família cai após aumento da renda familiar

Jamile Romano

Com apoio do Sebrae, prefeituras de Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves inauguram Salas do Empreendedor

Marcio Nunes

Pescador morre afogado na capital ao tentar soltar rede presa dentro do Rio Acre

Raimundo Souza

Acre envia dois servidores da Saúde para ajudar vítimas da tragédia climática no Rio Grande do Sul

Jamile Romano