35.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Programa de Aquisição de Alimentos fortalece agricultura familiar e promove segurança alimentar no Acre

Publicado em 09/04/2024

Seguindo o propósito de fortalecer a agricultura familiar, impulsionar o desenvolvimento regional e garantir segurança alimentar para pessoas em vulnerabilidade social, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), recebeu, na manhã desta terça-feira, 9, alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O PAA é fruto da boa relação entre o governo do Acre e o federal, por meio do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), beneficiando com renda extra os produtores da agricultura familiar, comprando diretamente de quem produz e entregando para entidades socioassistenciais e de saúde.

Toda a logística, desde o credenciamento dos produtores, por meio de organizações sociais, até a capacitação para manuseio e entrega dos alimentos, é coordenada pelo Estado.

Luís Tchê, titular da Seagri, destaca a relevância do cuidado com o pequeno produtor: “Começamos o dia com muita felicidade, mais uma vez beneficiando diretamente os produtores rurais e fortalecendo a agricultura familiar, com uma parceria frutífera entre o governo do Acre e o governo federal. Buscamos fortemente garantir o retorno financeiro de produções, evitar desperdícios e ajudar aqueles que precisam de um reforço em sua segurança alimentar”.

Na ocasião, foram beneficiadas 37 entidades, como a Fundação Hospitalar Estadual do Acre, Maternidade Bárbara Heliodora, Instituto Socioeducativo do Estado do Acre (ISE) e Obras Sociais da Diocese de Rio Branco, entre outros.

A variedade de produtos está garantida com a compra de diferentes itens, como hortaliças, frutas e legumes, além de produtos processados, como polpas de fruta. Como os da produção de Emilly da Silva, agricultora da Transacreana, no Pólo Dom Joaquim 17. “Essa venda é muito importante pra mim e para meus colegas, pois muitas vezes, infelizmente, não temos pra quem vender e acabamos perdendo parte da produção. Aqui conseguimos com facilidade na logística, por um valor justo e recebemos direitinho”, atesta.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeitura de Rio Branco estuda mudar retorno na Valdomiro Lopes para melhorar trânsito

Marcio Nunes

Programa “Medicamento em Casa” leva acolhimento e qualidade de vida a pacientes de Rio Branco

Marcio Nunes

Com quase três décadas, Detran encerra 2024 com importantes ações em seus três eixos de atuação

Raimundo Souza

Mesmo com chuvas em 21 dias, Rio Branco fecha janeiro com volume abaixo da média histórica

Jamile Romano

Acre tem alerta de temporais nesta terça-feira (4), diz Censipam

Jamile Romano

COP 28; Mulheres e crianças são 14 vezes mais vulneráveis a desastres naturais, alerta Socorro Neri

Marcio Nunes