35.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Profissionais de saúde do Acre passam por qualificação e capacitação do diagnóstico e tratamento do Pé Diabético

Publicado em 26/03/2025

Profissionais de saúde do município e do estado que trabalham no diagnóstico e tratamento do Diabetes de Millius passam por uma qualificação profissional para melhorar o atendimento aos pacientes com Pé Diabético. O aprimoramento faz parte da programação que está sendo desenvolvida no mês de março que é dedicado á prevenção das doenças crônicas.

As autoridades da saúde nas esferas municipal e estadual estão em alerta em relação aos dados da doença. Em 2023, por exemplo, 127 pessoas foram a óbito vitimas do Pé Diabético. O levantamento aponta também, que em 2024 cerca de 585 pacientes foram internados nos hospitais do estado.

Liliane Maia, coordenadora da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas da Secretara Estadual de Saúde (Sesacre) fala da importância dessa capacitação voltada aos profissionais da área.

“Nós estamos proporcionando essa atualização profissional. Nós temos uma necessidade dentro da nossa rede de atenção e, ela é um marco da implementação desse ambulatório de referência na nossa atenção especializada. A gente vem já nessa parceria grande entre Sesacre e a Semsa, a Prefeitura de Rio Branco tem sido uma grande parceira. Ela fez um entendimento que a gente precisa, dar referência do nosso paciente, principalmente o que tem o pé diabético, porque é uma complicação que, muita das vezes, leva a problemas futuros”, destacou.

Alexandra Andrade, chefe do Departamento de Doenças Crônicas de Rio Branco, afirma que o diagnóstico precoce do Pé Diabético é fundamental para o sucesso do tratamento. De acordo com a profissional, o tratamento tardio pode trazer complicações e levar a amputações e nos casos mais graves, até o óbito do paciente.

“A pessoa começa a observar alguns pontos nos olhos, como se fossem estrelinhas. Isso daí são sintomas que podem fazer com que a população procure a unidade de saúde para fazer o diagnóstico da doença. Que aparentemente, para a população aparece uma ferida simples. Que pode vir até de um momento de fazer a unha. Tirou a cutícula e ali machucou o dedo. Isso é muito perigoso para um paciente diabético, que pode ocasionar neuropatias diabéticas, pode ocasionar ulcerações, infecções que podem levar a sepse. E na grande maioria a gente tem um número muito grande das amputações que ocorrem por conta da falta de uma atenção mais profunda para esses pacientes com diabetes”.

Liliane Maia afirma que em todas as unidades de atenção básica e URAPs da capital, tem coleta de exames e tratamento da doença. No próximo dia 28, sexta-feira, quando encerram as atividades do mês dedicado a prevenção de doenças crônicas, uma vasta programação com testes rápidos e outros serviços estarão sendo realizados na Praça da Revolução. As atividades terão início às 8h da manhã e seguem até o meio dia.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo fecha ano com mais de cem frentes de serviço em todo o estado em obras executadas pelo Deracre

Raimundo Souza

Estado anuncia investimento de R$ 3,5 milhões a estudos ambientais para abertura de estrada entre Santa Rosa do Purus e Manoel Urbano

Marcio Nunes

Expoacre Juruá 2024 movimenta R$ 36,6 milhões em negócios

Marcio Nunes

Aluno acreano que sofreu bullying por sua raça e cor deve ser indenizado

Jamile Romano

Liderança indígena do Acre que teve encontro com papa Francisco lamenta morte do pontífice e lembra atenção dirigida para Amazônia

Jamile Romano

TJAC realiza Projeto Cidadão em Assis Brasil entre os dias 22 e 25 de outubro

Jamile Romano