24.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Profissionais de medicina e enfermagem passam por qualificação na identificação das novas arboviroses

Atualizada em 25/01/2024 19:48

Com o surgimento de novos vetores de arboviroses, doenças essas virais, que são transmitidas principalmente por mosquitos e onde os sinais e sintomas são de difícil diagnóstico, profissionais médicos e de enfermagem, participaram na manhã desta quinta-feira (25), de um treinamento para facilitar a identificação da enfermidade com mais precisão, antes do resultado laboratorial.

 

O evento coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Rio Branco, ocorreu no auditório do Palácio da Justiça que ficou praticamente lotado pelos profissionais, tendo em vista, que o tema das arboviroses vem preocupando as autoridades.

 

Para o enfermeiro Thiago de Souza é de suma importância esse estreitamento de informações e interatividade entre os profissionais da saúde, quanto na identificação das arboviroses e suas especificidades.

 

“Esse momento é um momento de educação permanente. É um momento que os profissionais de saúde, ele sai das unidades de saúde, vem para um espaço como esse e recebe atualizações acerca do cenário epidemiológico das arboviroses e também é o momento de conhecer novas condutas clínicas, manejos clínicos. Esse é o momento de dizer para os profissionais qual é a semelhança e em que momento ele é possível diferenciar”, explicou.

 

A diretora de Assistência em Saúde da Prefeitura de Rio Branco, Rafaela Brito, essa qualificação é fundamental para que os profissionais tenham mais segurança no manejo clínico da dengue, Zika, Chikungunya e as novas que já estão presentes no estado.

 

“Toda a rede está sendo qualificada para que a gente tenha uma identificação precoce desses casos, para que a gente não tenha o pior cenário, que é de epidemia. Eles estão sendo qualificados desde o ano passado. Tem feito a diferença nas nossas unidades. Com as medidas e as qualificações, a gente vem percebendo que as pessoas também estão procurando menos, porque estão adoecendo menos, que a gente tem investido na prevenção”, concluiu Rafaela Brito, diretora de Assistência em Saúde

 

[Assessoria]

Artigos Relacionados

Projeto que leva cinema aos bairros faz três exibições na Semana da Criança

Marcio Nunes

Julho Amarelo: mês é destinado ao reforço de ações de vigilância e prevenção das hepatites virais

Jamile Romano

Cheia do Rio: cerca de 40 famílias estão sendo deslocadas para o Parque de Exposições nesta sexta-feira.

Jamile Romano

Em Brasília, Bocalom pede celeridade para aprovação do plano de ajuda emergência para ETA II

Marcio Nunes

Defensoria Pública do Acre comemora sua trajetória de 23 anos ao lado do povo acreano

Jamile Romano

Bocalom exonera Helder Paiva da Prefeitura de Rio Branco

Jamile Romano