quinta-feira, 15 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Produção acreana faz sucesso no 17º Salão do Artesanato em Brasília

Atualizada em 09/05/2024 16:15

O artesanato acreano vem fazendo sucesso no 17º Salão do Artesanato, que começou nesta quarta-feira, 8, em Brasília. As vendas de peças acreanas começaram já no primeiro dia do evento – realizado no Pátio Brasil Shopping -, animando artesãos do estado que participam da iniciativa. O balanço de vendas fecha no fim de cada dia, mas já na segunda-feira, por exemplo, só de peças de marchetaria foram vendidos mais de R$ 50 mil e em peças confeccionadas em látex foram cerca de R$ 120 mil segundo expositores da área que participam do evento.

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete), está apoiando a participação de sete artesãos do estado. As peças desses profissionais incluem, por exemplo, bolsas e caixas em marchetaria, bijóias, cestaria, materiais em fibra e calçados confeccionados em látex, com um diferencial: são confeccionados aproveitando produtos da natureza.

No primeiro dia de evento, o titular da Sete, secretário Marcelo Messias, esteve no estande do Acre para desejar bons resultados para os artesãos, quando reforçou o diferencial do artesanato acreano. “O diferencial está no aproveitamento dos produtos da natureza, na história do estado e dos próprios artesãos, nas raízes e na cultura acreana”, explicou.

Para se ter ideia do sucesso do artesanato acreano na exposição, na segunda-feira, só a médica Isabelle Araújo Kalawatis comprou uma bolsa e quatro pares de sapatos de látex produzidos pelo artesão  José Rodrigues – conhecido como Dr. Borracha.

“Sou encantada com o artesanato do Acre”, disse Isabelle afirmando que considera esse produto diferenciado, duradouro e belo citando entre os exemplos, além dos calçados em látex, as peças em marchetaria do artesão Maqueson Pereira que definiu como “surreal”. Os produtos, disse, despertaram nela o interesse em conhecer o Acre, “que deve ser um lugar maravilhoso”.

Encantamento também foi a reação das jornalistas e amigas Karem Silva e Renata Soares. “Estou emocionada com o talento, a delicadeza e a dedicação do trabalho desses artistas”, disse Karem, que comprou uma peça em madeira no formato de cobra coral. “É muito lindo o trabalho de vocês”, afirmou Renata, para quem o trabalho dos acreanos  é “criativo, diferente”.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Mailza Assis conhece o projeto Compre de uma Mamãe, que leva empreendedorismo materno a novos mercados

Marcio Nunes

Ministro Waldez Góes faz contato com governador Gladson Cameli e confirma apoio ao Acre

Jamile Romano

Candidatos do concurso da Polícia Penal têm até sexta para entregar documentos da fase de investigação

Raimundo Souza

Moradores da Baixada da Sobral relembram passado de lama e agradecem prefeitura pelos benefícios

Marcio Nunes

TJAC inova peticionamento eletrônico com Inteligência Artificial para distribuição mais rápida de processos

Jamile Romano

Estado do Acre é destaque no Campeonato Brasileiro Intermediário de Bocha Paralímpica

Marcio Nunes