Atualizada em 09/05/2024 16:15
O artesanato acreano vem fazendo sucesso no 17º Salão do Artesanato, que começou nesta quarta-feira, 8, em Brasília. As vendas de peças acreanas começaram já no primeiro dia do evento – realizado no Pátio Brasil Shopping -, animando artesãos do estado que participam da iniciativa. O balanço de vendas fecha no fim de cada dia, mas já na segunda-feira, por exemplo, só de peças de marchetaria foram vendidos mais de R$ 50 mil e em peças confeccionadas em látex foram cerca de R$ 120 mil segundo expositores da área que participam do evento.
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete), está apoiando a participação de sete artesãos do estado. As peças desses profissionais incluem, por exemplo, bolsas e caixas em marchetaria, bijóias, cestaria, materiais em fibra e calçados confeccionados em látex, com um diferencial: são confeccionados aproveitando produtos da natureza.
No primeiro dia de evento, o titular da Sete, secretário Marcelo Messias, esteve no estande do Acre para desejar bons resultados para os artesãos, quando reforçou o diferencial do artesanato acreano. “O diferencial está no aproveitamento dos produtos da natureza, na história do estado e dos próprios artesãos, nas raízes e na cultura acreana”, explicou.
Para se ter ideia do sucesso do artesanato acreano na exposição, na segunda-feira, só a médica Isabelle Araújo Kalawatis comprou uma bolsa e quatro pares de sapatos de látex produzidos pelo artesão José Rodrigues – conhecido como Dr. Borracha.
“Sou encantada com o artesanato do Acre”, disse Isabelle afirmando que considera esse produto diferenciado, duradouro e belo citando entre os exemplos, além dos calçados em látex, as peças em marchetaria do artesão Maqueson Pereira que definiu como “surreal”. Os produtos, disse, despertaram nela o interesse em conhecer o Acre, “que deve ser um lugar maravilhoso”.
Encantamento também foi a reação das jornalistas e amigas Karem Silva e Renata Soares. “Estou emocionada com o talento, a delicadeza e a dedicação do trabalho desses artistas”, disse Karem, que comprou uma peça em madeira no formato de cobra coral. “É muito lindo o trabalho de vocês”, afirmou Renata, para quem o trabalho dos acreanos é “criativo, diferente”.
[Agência de Notícias do Acre]