23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Procon notifica instituição bancária de Tarauacá por falha na prestação de serviços eletrônicos

Publicado em 11/06/2025

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC), por meio de sua Divisão Regional Tarauacá-Envira, notificou oficialmente o Banco Bradesco nesta quarta-feira 11, após receber diversas denúncias de consumidores que relataram dificuldades para acessar serviços bancários básicos no município.

A principal queixa refere-se à falha na prestação de serviços essenciais, especialmente no que diz respeito ao único caixa eletrônico da agência local, que se encontra fora de funcionamento desde antes do dia 9 de junho.

Segundo a coordenadora da Divisão Regional do Procon em Tarauacá, Laura Késsia Frota, de acordo com os consumidores, a falta de acesso ao terminal tem impedido a realização de saques, pagamentos e outras operações essenciais, afetando diretamente pessoas idosas, moradores da zona rural e consumidores em situação de vulnerabilidade, que muitas vezes enfrentam longos deslocamentos até a agência bancária.

“Diante da situação, o Procon/AC, no exercício de sua função de garantir o respeito aos direitos do consumidor, emitiu uma notificação ao banco, solicitando esclarecimentos e providências imediatas para o restabelecimento do serviço”, declarou.

Ação tem intuito de reestabelecer atendimentos, evitando prejuízos aos consumidores. Foto: Cedida

Em resposta, o gerente da agência local, Fábio Eduardo Miranda, informou que está prevista, para esta quarta-feira, 11, a chegada do técnico responsável pelo conserto do equipamento, o que deve resolver o problema.

A presidente do Procon/AC, Alana Albuquerque, ressalta que, ao notificar o banco, o órgão atua como um importante agente fiscalizador, garantindo que a instituição tome as providências necessárias para a rápida solução do problema.

“A ação protege os consumidores mais vulneráveis, como idosos e moradores da zona rural, que dependem do funcionamento adequado do caixa eletrônico para suas necessidades básicas, promovendo a dignidade e a qualidade no atendimento, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor [CDC]”, destaca.

O Procon/AC prosseguirá acompanhando o caso, garantindo que o atendimento aos consumidores seja restabelecido com a qualidade, continuidade e dignidade previstas no CDC, especialmente nos artigos 6º e 22, que tratam do direito à adequada prestação de serviços essenciais.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Secretaria de Segurança prepara formação de novos profissionais de aviação

Jamile Romano

Governador assina ordem de serviço para manutenção de espaços públicos e entrega 1.700 cestas básicas no Juruá

Marcio Nunes

OCA Rio Branco realiza ação de prevenção e bem-estar para a população

Raimundo Souza

Governo realiza neste feriado e final de semana mutirão de exames na Fundhacre

Jamile Romano

Procon divulga Cadastro e Reclamações Fundamentadas com ranking de empresas que obtiveram o maior número de queixas durante o ano de 2024

Raimundo Souza

Piloto nega transporte de passageiro em avião que caiu em rio no Acre; destino da aeronave era o Pará

Jamile Romano