22.3 C
Rio Branco
terça-feira, 13 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura participa da abertura do curso de formação da Brigada Voluntária Inter-religiosa de Combate a Incêndios Florestais

Publicado em 28/04/2025

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, participou na última sexta-feira (25) da abertura do curso de formação da 1ª Brigada Voluntária Inter-religiosa de Combate a Incêndios Florestais no Acre, promovido pela Igreja CB Vida.

A iniciativa integra o processo de articulação que a Semeia vem conduzindo com entidades religiosas para fortalecer o Plano Municipal de Prevenção e Combate às Queimadas, em 2025. O objetivo é ampliar a participação da sociedade civil nas ações de conscientização, prevenção e enfrentamento aos incêndios urbanos e florestais.

O curso reúne voluntários de diferentes tradições religiosas, como igrejas evangélicas, católicas, centros espíritas e terreiros de religiões de matriz africana, e busca capacitar a comunidade para a resposta rápida e a prevenção de incêndios, especialmente em áreas mais vulneráveis do município.

Durante o evento, a secretária adjunta municipal de Meio Ambiente, Charlene Lima, destacou a importância dessa união de esforços para a proteção ambiental.

“Essa formação é um passo importante para a integração do plano de prevenção. A parceria com as entidades religiosas mostra que a preservação do meio ambiente é um compromisso coletivo e que, juntos, poderemos fortalecer a cultura de prevenção e cuidado com a nossa cidade”, afirmou Charlene.

Além da formação técnica, o projeto também prevê campanhas educativas junto às comunidades, formação de multiplicadores e educadores ambientais, reforçando a importância da prevenção, do uso correto do fogo e da preservação da biodiversidade.

A participação da prefeitura na formação da Brigada Voluntária Inter-religiosa reafirma o compromisso da gestão municipal com a proteção da saúde pública, a promoção da justiça ambiental e a construção de um futuro mais sustentável para Rio Branco.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Velloso apresenta projeto para regularizar áreas produtivas na Reserva Chico Mendes; veja detalhes

Marcio Nunes

Pesquisadora acreana em destaque: Estudo investiga vespas parasitoides em lavouras de mandioca na Amazônia

Raimundo Souza

Aluna de escola pública em Porto Acre realiza sonho de ser aprovada em medicina e direito

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco leva apoio a ribeirinhos na zona rural da capital

Jamile Romano

População de Rio Branco prestigia Réveillon da Família com shows gratuitos no estacionamento do estádio do Arena da Floresta

Raimundo Souza

Mínimas abaixo de 15°C: temperaturas caem no Acre com chegada de frente fria intensa

Jamile Romano