24.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura intensifica campanhas contra assédio e ações de proteção a crianças e adolescentes durante o carnaval

Atualizada em 09/02/2024 14:12

O enfrentamento e a conscientização contra a violação dos direitos humanos e as ações de proteção das crianças e adolescentes realizadas pela Prefeitura de Rio Branco serão intensificadas durante o carnaval.

De acordo com o plano de ação, que será executado, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Sasdh), durante os cinco dias de realização do evento haverá a presença ativa da equipe durante toda festividade atuando com intervenções, abordagens educativas e preventivas, além de espaço exclusivo de convivência multidisciplinar para o atendimento e encaminhamentos necessários.

A secretária da Sasdh, Suellen Araújo detalhou as ações que, segundo ela, seguem a orientação do prefeito Tião Bocalom para que nesta edição do Carnaval 2024, com o tema “Folia: Tradição e Alegria”, nenhum direito seja violado e para isso o poder público municipal estará presente cumprindo seu papel.

“Nossas ações serão intensificadas no sentido de atuar na conscientização e prevenção de violações de direitos, principalmente o assédio e importunação contra as mulheres, e na proteção contra abuso e exploração sexual, consumo de bebidas alcoólicas, situações de negligência, abandono e maus tratos de crianças e adolescentes, com a nossa equipe de abordagem social nas ruas todos os dias”, enfatizou a gestora.

O combate ao trabalho infantil também será intensificado durante o período com orientações sobre as atividades que exploram a mão de obra de crianças e adolescentes, tais como: venda de bebidas, alimentos e doces; vigiar veículos estacionados; catar latinhas, entre outras.

“O serviço de abordagem social da Prefeitura de Rio Branco estará presente nos locais de realização da festa de carnaval para orientar e também para encaminhar os casos que precisam de atenção mais específica, tanto no caso de crianças encontradas em situação de vulnerabilidade, trabalho infantil ou perdidas e também em assistência às pessoas em situação de rua”, acrescentou o diretor de Assistência Social, Ivan Ferreira.

Em reunião com a 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Criança e do Adolescente de Rio Branco do Ministério Público do Acre (MPAC), realizada nessa semana com o promotor de Justiça Abelardo de Castro Júnior, o plano foi apresentado com todo o detalhamento pela gestora da Sasdh.

Suellen Araújo ainda informou que em cada dia da festividade a equipe de abordagem é composta por: psicólogos, assistentes sociais, educadores sociais que atuam na assistência social municipal (Centro POP, CREAS, SEAS e diretoria de Direitos Humanos).

“Toda nossa equipe é devidamente capacitada e apta para realização de acolhida ideal, com os devidos procedimentos e os encaminhamentos necessários para cada caso.
As abordagens educativas e preventivas incluem a entrega de material gráfico e uma pulseira de identificação das crianças, momento em que os pais e responsáveis são orientados acerca da responsabilidade com a proteção, cuidado e a permanência de crianças e adolescentes nos espaços das festas. A prefeitura estará atuando também de acordo com portaria judicial expedida pela 2ª Vara da Infância e Juventude com agentes de Plantão Integrado, que vai concentrar os setores e órgãos do Sistema de Garantia de Direitos”, finalizou.

 

[Assessoria]

Artigos Relacionados

Estado e Tribunal de Justiça realizam tratativas de celeridade nos registros dos títulos de regularização fundiária

Jamile Romano

Inovadoras e Empreendedoras: como as mulheres estão revolucionando a economia

Raimundo Souza

Morre bebê acreano que precisa de remédio mais caro do mundo

Jamile Romano

Exposição ‘Entre Fronteiras’ traz obras do artista David Cesar Pequeno ao público acreano

Marcio Nunes

Acriana é baleada durante assalto em Fortaleza e tem bala alojada no quadril

Jamile Romano

Uma tempestade danificou o telhado de uma residência no Segundo Distrito de Rio Branco; CONFIRA O VÍDEO.

Raimundo Souza