22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco recebe novas motobombas para reforçar abastecimento de água na capital

Publicado em 11/05/2025

A Prefeitura de Rio Branco, por meio do Serviço de Água e Esgoto (Saerb), recebeu neste sábado (10) quatro novas motobombas que irão integrar o projeto de ampliação do sistema de captação e distribuição de água da capital. O investimento de R$ 3 milhões foi viabilizado pela Defesa Civil Nacional, através do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, diante do decreto de emergência vigente no município.

Alysson: “É um avanço importante” (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Os novos equipamentos serão fundamentais para fortalecer o funcionamento da Estação de Tratamento de Água II (ETA II), responsável por cerca de 60% do abastecimento de água de Rio Branco. A expectativa é que, em médio prazo, as motobombas contribuam significativamente para solucionar problemas recorrentes de instabilidade no sistema.

O vice-prefeito Alysson Bestene destacou a importância da aquisição e o esforço da gestão municipal em garantir melhorias no abastecimento de água.

“Esses investimentos vão permitir a ampliação da nossa capacidade de captação para até 350 litros por segundo. Todo esse trabalho tem sido feito pelo presidente do Saerb, Enoque Pereira, a pedido do prefeito Tião Bocalom. É um avanço importante que vai beneficiar diretamente a população de Rio Branco”, afirmou.

Joabe: “Outros investimentos estão a caminho” (Foto: Marcos Araújo/Secom)

O presidente da Câmara Municipal, vereador Joabe Lira, acompanhou a chegada dos equipamentos e ressaltou o compromisso da gestão com a melhoria dos serviços públicos.

“Este é um passo essencial. O prefeito Tião Bocalom tem se dedicado a resolver o problema do abastecimento de água, e essa entrega representa um avanço concreto. Outros investimentos estão a caminho, e seguimos firmes para resolver essa questão de forma definitiva”, disse o parlamentar.

Enoque: “Vamos o fornecimento com qualidade” (Foto: Marcos Araújo/Secom)

O diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, explicou que as motobombas fazem parte de um conjunto de ações estruturais para garantir estabilidade na captação e distribuição da água.

“A captação 2 ainda enfrenta instabilidades devido ao solo da área, que continua se acomodando. Com os equipamentos já entregues – motobombas, flutuantes, PADs e desarenador – vamos estabilizar o sistema e assegurar o fornecimento de água com qualidade para a população”, explicou.

A Prefeitura segue trabalhando para garantir o abastecimento de água de forma segura, contínua e eficiente para todos os moradores da capital.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Flaviano Melo ex-governador do Acre é novamente sedado em hospital de São Paulo

Raimundo Souza

Últimos dias para se inscrever no concurso do IBGE; Acre tem 162 vagas e salários de até R$ 3.379

Kevin Souza

2º Festival de Teatro OBA leva arte gratuita e acessível para o público em Rio Branco

Marcio Nunes

Acre tem novamente a gasolina mais cara do Brasil em setembro, revela levantamento

Kevin Souza

Arraial cultural promovido pelo Estado tem público predominantemente familiar

Raimundo Souza

TJAC convoca mais 23 aprovados em concurso de 2024 para posse em outubro

Kevin Souza