25.5 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco realiza primeira formação do Plano de Combate às Queimadas com a Tenda de Umbanda Luz da Vida

Atualizada em 12/05/2025 16:14
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Escola de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, deu início no último sábado (10) a formação de multiplicadores ambientais que irão atuar no Plano Municipal de Prevenção e Combate às Queimadas Urbanas.

A primeira instituição a participar da iniciativa foi a Tenda de Umbanda Luz da Vida, resultado de uma articulação realizada durante o mês de abril com representantes de diferentes expressões religiosas. A proposta da prefeitura é construir uma rede de conscientização ambiental com o apoio de lideranças comunitárias e espirituais, reconhecendo o papel fundamental que as casas de fé exercem junto à população.

Durante o encontro, os participantes refletiram sobre temas como biodiversidade, desmatamento, mudanças climáticas, políticas públicas e a importância de se enxergar como parte do meio ambiente. A formação também contou com um momento musical especial, unindo o músico da Escola de Educação Ambiental, David de Menezes e a curimba da Tenda, em uma vivência que entrelaçou espiritualidade e educação ambiental.

Maria Meirelles, mãe pequena da Tenda de Umbanda Luz da Vida, celebrou a iniciativa. “A força da nossa religião está na natureza. Para a gente, essa aula é muito pertinente”, afirmou.

Para Luzimar Oliveira, diretora da Escola de Educação Ambiental, envolver as instituições religiosas no processo de formação amplia o alcance das ações e fortalece o vínculo com a comunidade.

“Nosso objetivo é criar pontes. As casas de fé têm um poder mobilizador enorme e são espaços de confiança. Quando falamos de meio ambiente nesses lugares, estamos promovendo uma mudança real, que parte do afeto e do pertencimento”, destacou.

A ação marca o compromisso da gestão municipal em promover estratégias de educação ambiental integradas à diversidade cultural e espiritual de Rio Branco, aproximando o poder público da sociedade civil na defesa do meio ambiente.

[Assessoria]

Artigos Relacionados

Acre tem alerta de temporais nesta terça-feira (4), diz Censipam

Jamile Romano

Em Brasileia, governo realiza consultas para atualização da repartição de benefícios do Programa de Incentivo a Serviços Ambientais do Carbono

Marcio Nunes

Gestores do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública alinham estratégias de combate à criminalidade

Jamile Romano

Acre ultrapassa a marca de R$ 3 bilhões em produção e se consolida como um forte polo de agronegócio do país

Raimundo Souza

Durante cheia dos rios, 14 escolas estaduais se tornam abrigos em seis cidades do Acre

Jamile Romano

Vozes do interior: experiências humanas como fonte de inspiração para a criação artística

Raimundo Souza