22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco realiza primeira formação do Plano de Combate às Queimadas com a Tenda de Umbanda Luz da Vida

Publicado em 12/05/2025
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Escola de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, deu início no último sábado (10) a formação de multiplicadores ambientais que irão atuar no Plano Municipal de Prevenção e Combate às Queimadas Urbanas.

A primeira instituição a participar da iniciativa foi a Tenda de Umbanda Luz da Vida, resultado de uma articulação realizada durante o mês de abril com representantes de diferentes expressões religiosas. A proposta da prefeitura é construir uma rede de conscientização ambiental com o apoio de lideranças comunitárias e espirituais, reconhecendo o papel fundamental que as casas de fé exercem junto à população.

Durante o encontro, os participantes refletiram sobre temas como biodiversidade, desmatamento, mudanças climáticas, políticas públicas e a importância de se enxergar como parte do meio ambiente. A formação também contou com um momento musical especial, unindo o músico da Escola de Educação Ambiental, David de Menezes e a curimba da Tenda, em uma vivência que entrelaçou espiritualidade e educação ambiental.

Maria Meirelles, mãe pequena da Tenda de Umbanda Luz da Vida, celebrou a iniciativa. “A força da nossa religião está na natureza. Para a gente, essa aula é muito pertinente”, afirmou.

Para Luzimar Oliveira, diretora da Escola de Educação Ambiental, envolver as instituições religiosas no processo de formação amplia o alcance das ações e fortalece o vínculo com a comunidade.

“Nosso objetivo é criar pontes. As casas de fé têm um poder mobilizador enorme e são espaços de confiança. Quando falamos de meio ambiente nesses lugares, estamos promovendo uma mudança real, que parte do afeto e do pertencimento”, destacou.

A ação marca o compromisso da gestão municipal em promover estratégias de educação ambiental integradas à diversidade cultural e espiritual de Rio Branco, aproximando o poder público da sociedade civil na defesa do meio ambiente.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeitura de Rio Branco realiza novo chamamento de aprovados em concurso público

Marcio Nunes

NOTA DE FALECIMENTO

Raimundo Souza

Vereador de Joinville é punido pelo União Brasil após falas preconceituosas contra migrantes

Kevin Souza

Prefeitura estabelece calendário de pagamentos para 2025, priorizando servidores e economia local

Marcio Nunes

MPAC atua para garantir reforço de médicos especialistas no Hospital Raimundo Chaar

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco promove Ação de Saúde no Horto Florestal em apoio ao “Maio Roxo”

Marcio Nunes