22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco realiza primeira formação do Plano de Combate às Queimadas com a Tenda de Umbanda Luz da Vida

Publicado em 12/05/2025
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Escola de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, deu início no último sábado (10) a formação de multiplicadores ambientais que irão atuar no Plano Municipal de Prevenção e Combate às Queimadas Urbanas.

A primeira instituição a participar da iniciativa foi a Tenda de Umbanda Luz da Vida, resultado de uma articulação realizada durante o mês de abril com representantes de diferentes expressões religiosas. A proposta da prefeitura é construir uma rede de conscientização ambiental com o apoio de lideranças comunitárias e espirituais, reconhecendo o papel fundamental que as casas de fé exercem junto à população.

Durante o encontro, os participantes refletiram sobre temas como biodiversidade, desmatamento, mudanças climáticas, políticas públicas e a importância de se enxergar como parte do meio ambiente. A formação também contou com um momento musical especial, unindo o músico da Escola de Educação Ambiental, David de Menezes e a curimba da Tenda, em uma vivência que entrelaçou espiritualidade e educação ambiental.

Maria Meirelles, mãe pequena da Tenda de Umbanda Luz da Vida, celebrou a iniciativa. “A força da nossa religião está na natureza. Para a gente, essa aula é muito pertinente”, afirmou.

Para Luzimar Oliveira, diretora da Escola de Educação Ambiental, envolver as instituições religiosas no processo de formação amplia o alcance das ações e fortalece o vínculo com a comunidade.

“Nosso objetivo é criar pontes. As casas de fé têm um poder mobilizador enorme e são espaços de confiança. Quando falamos de meio ambiente nesses lugares, estamos promovendo uma mudança real, que parte do afeto e do pertencimento”, destacou.

A ação marca o compromisso da gestão municipal em promover estratégias de educação ambiental integradas à diversidade cultural e espiritual de Rio Branco, aproximando o poder público da sociedade civil na defesa do meio ambiente.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Bocalom sanciona lei e viaduto da AABB vai se chamar Mamédio Bittar

Jamile Romano

Justiça Itinerante leva cidadania e inclusão à população de Xapuri em ação do CNJ com apoio do TJAC

Raimundo Souza

Assaltantes invadem escola e vigilante é morto durante troca de tiros em Rio Branco

Jamile Romano

TJAC lança campanha contra Abuso Sexual Infantil na próxima quinta-feira, 9

Jamile Romano

Acre vive estado de alerta com alta de casos de dengue e baixa cobertura vacinal

Jamile Romano

Iniciaram nesta quarta-feira, (20) em Rio Branco as obras de recuperação da Passarela Joaquim Macedo

Raimundo Souza