A Prefeitura de Rio Branco deu início, nesta quinta-feira (16), à 2ª edição do Festival TechJovem Digital/2025, considerado o maior evento de tecnologia do Acre. A programação segue até sexta-feira (17), das 8h às 18h, no espaço social Maison Borges, no Distrito Industrial da capital.
Com o tema “A nova economia da Inteligência Artificial”, o encontro tem como objetivo incentivar crianças e jovens ao empreendedorismo, com foco nas áreas de criação e inovação, especialmente entre estudantes da rede pública de ensino. A iniciativa busca democratizar o acesso a conhecimentos tecnológicos, como robótica, que até pouco tempo eram restritos ao ensino privado.
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, destacou a importância do investimento em tecnologia para preparar as futuras gerações. “Isso daqui é o que essa garotada precisa. É um grande incentivo para eles continuarem despertando o interesse e buscando caminhos dentro da tecnologia. Estou muito feliz, porque o evento não é só para alunos da rede municipal, mas também para escolas do Estado e de outros municípios”, afirmou.
O vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Alysson Bestene, reforçou que a ação faz parte de uma visão estratégica da gestão municipal. “Essa é uma idealização do prefeito Tião Bocalom, um visionário. É um investimento que busca garantir um futuro melhor para nossas crianças, oportunizando à rede municipal o acesso a inovações tecnológicas”, ressaltou.
Uma das palestrantes do evento, a acreana Carol Pimentel, formada pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), compartilhou sua trajetória e incentivou os estudantes a sonhar alto. “Desde novinha eu sempre ouvi que o ITA era a faculdade mais desafiadora do Brasil e passei a sonhar com isso. Meu conselho é que sonhem grande e corram atrás. Quanto mais a gente se expõe à educação e à informação, mais a nossa mente se abre para novas ideias”, afirmou.
Campeonato de Robótica
Durante a abertura do TechJovem, também foi lançado o primeiro Campeonato de Robótica do Acre, com a participação de estudantes das escolas Marilena Mansour, Hermínio de Melo e Francisco Augusto Bacurau. Os alunos montaram mini ventiladores controlados remotamente por tablets doados pela Prefeitura a toda a rede municipal de ensino.
[Assessoria]

