24.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 24 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco promove curso de tecnologias para educadores

Atualizada em 10/04/2024 15:16

Em continuidade ao projeto de desenvolvimento e fortalecimento da educação municipal, além da qualificação profissional de servidores e professores, a Prefeitura de Rio Branco realizou, nessa terça-feira (9), a aula inaugural do Curso das Tecnologias Aplicadas à Sala de Aula: Professor – Autor, que acontece na escola de ensino fundamental Anice Dib Jatene.

O curso tem por objetivo qualificar os educadores sobre o uso das ferramentas tecnológicas voltadas para sala de aula, facilitando a aprendizagem dos alunos com a criação de atividades lúdicas e interativas com o uso dos programas Canva e PowerPoint, ampliando assim a capacidade de preparar atividades didático-pedagógicas por meio de tecnologias digitais, além de realizar avaliações dos alunos de forma interativa com a capacidade de produzir e confeccionar materiais pedagógicos para a sala de aula.

O curso tem como público-alvo professores do ensino fundamental dos anos iniciais da rede municipal de ensino e tem período de duração de quatro meses (9 de abril a 9 de julho).

Ao todo, 62 educadores se inscreveram para o curso, sendo que na primeira turma participam 35, com dois encontros semanais e uma carga horária de 90h/aula.

“Esse curso faz parte do nosso planejamento de qualificar os nossos professores e pessoal de apoio, com o uso de ferramentas que auxiliarão em uma melhor qualidade no ensino de nossas crianças. Novas tecnologias surgem quase que diariamente e temos que estar atentos a tudo e transformar essas ferramentas em benefício de nossa gestão”, afirmou a secretária de Educação do Município, Nabiha Bestene.

A secretária destacou ainda os investimentos que a atual gestão já realizou no município.

“Como professor que é, uma das prioridades do prefeito é que tenhamos uma educação de qualidade, com profissionais e educadores valorizados. Iniciamos com a entrega de tablets para os alunos e notebooks para os professores, todos com internet. Agora, nós vamos habituá-los com ferramentas que agreguem a uma aprendizagem lúdica e moderna. Esse treinamento será levado às demais escolas. Educação não é gasto, é investimento”, garantiu.

O curso está sendo ministrado por uma equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Educação (Seme). Denise Mota Viana é uma das instrutoras do curso e destacou o avanço da tecnologia como instrumento de melhoria do ensino.

“A tecnologia é algo que vem avançando muito, e nada melhor do que os professores estarem familiarizados com ela e usá-la para a melhoria do ensino”, disse.

Antônio Torres, diretor da escola Anice Dib Jatene, destacou a importância da formação para os educadores, afirmando que os grandes ganhadores dos investimentos na área educacional são os alunos, que têm grandes avanços no processo ensino-aprendizagem.

“Dá para gente compreender um avanço muito grande nessa questão do profissionalismo, do apoio, do suporte. A escola Anice Dib Jatene, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, conseguiu montar esse laboratório, que hoje serve como espaço de formação para rede de ensino”, afirmou.

[Assessoria]

Artigos Relacionados

Ufac divulga programação de arraial com apresentação de quadrilhas e shows

Jamile Romano

Arquitetura, tradição e sustentabilidade marcam a parceria de Marcelo Rosenbaum com os Yawanawá

Marcio Nunes

Depuatada Socorro Neri leva pedido de jovem acreano ao MEC e provas do Enem serão adaptados para pessoas com autismo

Marcio Nunes

Durante cheia dos rios, 14 escolas estaduais se tornam abrigos em seis cidades do Acre

Jamile Romano

Prefeito Bocalom exonera Dr. Nogueira do cargo de secretário Municipal de Saúde; veja quem assume

Jamile Romano

Pedro Longo quer debater gestão de águas e eventos climáticos no Acre

Marcio Nunes