26.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Prefeitura de Rio Branco participa do XIX Fórum Estadual da Undime/Acre

Publicado em 31/05/2025

Com a intenção de promover a articulação, mobilização e integração dos dirigentes municipais de educação e garantir a qualidade da educação básica e a participação municipal nas políticas educacionais, o prefeito em exercício e secretário Municipal de Educação, Alysson Bestene, representou a Prefeitura de Rio Branco no XIX Fórum Estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Acre (Undime/Acre), realizado entre os dias 28 a 30 de maio, no auditório do E-Amazônia, na Universidade Federal do Acre (Ufac).

Alysson: “Vamos realizar boas ações” (Val Fernandes/Secom)

Durante o evento, foram abordados temas ligados à educação básica, como: a ‘Arte de Conviver e Aprender’, a ‘Busca Ativa Escolar’, o ‘Novo Plano de Ações Articuladas (PAR)’, a ‘Escola em Tempo Integral’, o compromisso nacional ‘Criança Alfabetizada’, além de um debate sobre gestão escolar.

Seguindo o cronograma do fórum, na sexta-feira (30), aconteceu a esperada eleição da nova diretoria da Undime seccional Acre. Na ocasião, o secretário municipal de Educação, Alysson Bestene, foi escolhido presidente por unanimidade entre os secretários de Educação dos municípios do Acre.

“Agora, revestido como presidente da Undime/Acre, vamos unir todos, buscando fazer um excelente trabalho com boas parcerias junto ao Governo do Estado e reforçar que Rio Branco como capital, é a casa de todos. E consequentemente, vamos realizar boas ações num propósito único: a educação de qualidade para o Estado do Acre”, destacou Bestene.

Luiz: “Viemos entender melhor como a educação local funciona” (Val Fernandes/Secom)

Para Luiz Miguel Martins, presidente da Undime seccional São Paulo, sua participação na eleição do Acre vem para que ele possa entender melhor como a educação local funciona, haja vista, as peculiaridades que a Região Norte enfrenta, como, por exemplo, a presença da Educação Indígena, dificuldade de acesso a alguns municípios e outros.

“Venho nessa perspectiva e encontrando uma coisa espetacular, que sabemos da existência que é a Undime/Acre ter essa característica de união e colaboração. Ela se torna uma grande influenciadora para a Undime Nacional por ter essa presença. Se pensamos numa educação do Brasil, ele precisa primeiro respeitar a identidade cultural, bem como o jeito de ser de cada local. Além de pensar num parâmetro que coloque todos os estados brasileiros num nível de educação que dê a chance de escolher o que é importante para ele.”

 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Centro de Apoio ao Surdo abre inscrições para curso básico de Libras em Rio Branco

Jamile Romano

Um mês após eleições e em meio a ação judicial, prefeita do interior do AC nomeia integrantes da equipe de transição

Jamile Romano

Entenda projeto de lei que pede multa para quem usa bebê reborn para ter prioridade

Raimundo Souza

Imprensa mundial noticia a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro

Raimundo Souza

Sine Acre anuncia 51 vagas de emprego em Rio Branco

Kevin Souza

Bandeiras do Acre e chinelos produzidos por pessoas privadas de liberdade são destaque no estande do Iapen durante Expoacre Juruá

Raimundo Souza