23.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco lança plano contra queimadas urbanas com foco em educação, prevenção e transparência

Publicado em 10/06/2025

A Prefeitura de Rio Branco lançou na manhã desta terça-feira (10), no Horto Florestal, um novo plano de combate e prevenção às queimadas urbanas. A iniciativa tem como pilares a educação ambiental, a prevenção e o enfrentamento direto dos focos de incêndio, especialmente durante o período de estiagem.

Durante o evento, o prefeito em exercício, Alysson Bestene, destacou que o município vem registrando queda nos índices de queimadas e atribuiu esse resultado às ações integradas da gestão.

“Estamos colocando em prática um plano que une prevenção e combate às queimadas. Também estamos lançando um portal de transparência, onde qualquer cidadão poderá denunciar queimadas de forma simples e acessível”, afirmou Bestene.

Ele ressaltou ainda a importância da conscientização da população para evitar a fumaça que afeta a qualidade do ar na cidade. “Queremos reduzir as queimadas de lixo nos fundos dos quintais e eliminar entulhos inflamáveis, garantindo um ar mais limpo para todos”, completou.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Flaviane Stedille, reforçou o compromisso da gestão com o enfrentamento ao problema e anunciou novas ferramentas para fortalecer a atuação dos agentes ambientais.

“Vamos lançar dois sistemas inovadores. O primeiro é uma ferramenta de gestão que vai permitir mais inteligência nas ações em campo. O segundo é o novo canal de denúncias, que corrige uma falha importante na comunicação com a população. Antes, as denúncias eram feitas apenas por WhatsApp, sem retorno claro ao denunciante. Agora, será possível acompanhar o andamento da denúncia por e-mail, WhatsApp ou pelo próprio portal, garantindo mais transparência e efetividade nas respostas”, explicou a secretária.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Senado aprova o relatório de Petecão que premia profissionais da Segurança Pública

Jamile Romano

Operação Mutus II prende integrantes de organização criminosa no Acre

Jamile Romano

Estado busca apoio da ONU para fortalecimento de políticas migratórias

Marcio Nunes

Estado capacita empreendedores do turismo de Epitaciolândia e Brasileia

Raimundo Souza

No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, profissionais alertam sobre quando buscar ajuda e como apoiar quem sofre

Redacao

Com exceção de Socorro Neri, deputados do Acre apoiam majoritariamente a PEC da Blindagem

Kevin Souza