22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco intensifica combate à Dengue, Zika e Chikungunya no bairro Calafate

Publicado em 24/03/2025

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu no último sábado (22) uma ação estratégica de combate às arboviroses na Urap Rozangela Pimentel, no bairro Calafate. A iniciativa teve como objetivo reduzir os focos de mosquitos transmissores de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya, além de conscientizar a população sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do Aedes aegypti.

Durante a atividade, mais de 50 agentes de endemias realizaram visitas domiciliares, orientações educativas, eliminação de criadouros e aplicação de larvicidas em locais com potencial risco. A equipe também reforçou a importância de evitar o acúmulo de lixo, garrafas PETs, pneus e outros recipientes que possam acumular água parada, principais focos de reprodução do mosquito.

A diretora da Vigilância em Saúde, Socorro Martins, destacou que, estão realizando uma nova estratégia para aumentar o alcance do combate as arboviroses

“É uma estratégia nova. Nós juntamente aos presidentes de bairro, planejamos essa ação para esse sábado, para àquelas pessoas que não foram visitadas durante a semana e àquelas que não estavam em casa, possam ter a oportunidade de receber os agentes”, afirmou.

A Semsa destaca que o apoio da comunidade é fundamental no combate às arboviroses. Pequenas atitudes, como manter quintais limpos, tampar caixas d’água e descartar resíduos corretamente, fazem grande diferença na prevenção.

Além disso, a Semsa também está programando novas ações de conscientização em outras regiões da cidade, ampliando o alcance da luta contra as arboviroses, principalmente no período de chuvas.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Com investimentos de mais de R$ 7,5 milhões, governador entrega viaturas, uniformes e equipamentos para reforçar atuação do Corpo de Bombeiros no Acre

Jamile Romano

Estado inicia atendimentos no primeiro ambulatório de dor crônica do Juruá

Raimundo Souza

ONS investiga causa de apagão no Acre e em Rondônia

Jamile Romano

Com monitoração eletrônica, Polícia Penal atua no combate à violência contra a mulher

Redacao

Empresários acreanos conhecem novas tecnologias durante Fispal, em São Paulo

Marcio Nunes

Acre investiga quatro casos de sarampo e decreta emergência em saúde

Jamile Romano