23.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco fortalece parcerias para acelerar avanços no saneamento básico do Acre

Publicado em 30/07/2025

O prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac), Tião Bocalom, participou nessa terça-feira (29), de uma reunião decisiva em Brasília, com dirigentes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), acompanhado do Secretário de Planejamento do Governo do Acre, Ricardo Brandão.

A reunião teve o intuito de garantir apoio técnico e operacional para a elaboração e atualização dos planos municipais de saneamento básico, fazendo parte de uma estratégia para fortalecer a gestão do saneamento nos municípios acreanos, especialmente com foco na conformidade com o Novo Marco Legal do Saneamento, que exige avanços nos serviços essenciais.

“Estamos aqui em Brasília, buscando o apoio da Funasa para avançarmos na elaboração dos planos municipais de saneamento básico. Com essa parceria, garantiremos a melhoria dos serviços essenciais de água, esgoto e resíduos sólidos em todo o Acre, cumprindo as metas de universalização até 2033. Sabemos que o desafio é grande, mas com união e diálogo, vamos transformar a realidade dos nossos municípios e garantir mais qualidade de vida para a nossa população”, evidenciou Tião Bocalom.

Durante o encontro, foi discutida a importância de uma parceria estratégica com a Funasa para viabilizar a melhoria dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e gestão de resíduos sólidos, fundamentais para a qualidade de vida da população.

O presidente da Funasa, Alexandre Motta, reafirmou o compromisso do governo federal com a Região Norte e a prioridade para o Acre, destacando que a Fundação planeja uma visita ao estado para compreender melhor os desafios enfrentados no setor.

“Nosso objetivo é estabelecer um diálogo mais próximo com o estado e trabalhar em conjunto para construir soluções definitivas para o saneamento na região”, afirmou Motta.

Com o respaldo da Funasa, o Acre avançará na elaboração dos planos municipais de saneamento, assegurando que todos os 21 municípios do interior do estado cumpram as metas de universalização do saneamento até 2033.

A parceria com a Funasa promete impulsionar a implementação de medidas para o desenvolvimento sustentável e para a melhoria das condições de vida nos municípios acreanos, com destaque para a ampliação e aprimoramento dos serviços de saneamento básico em todo o estado.

Além de Tião Bocalom e Ricardo Brandão, a reunião contou com a presença de José Bestene, presidente do Saneacre (Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre), Enoque Pereira, diretor-presidente do Saerb (Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco), Luís Almir, presidente da Ageac (Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Acre), e Emerson Leão, diretor do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos (CINRESO).

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeitura de Rio Branco realizam investimentos em infraestrutura que transformam a cidade

Marcio Nunes

Momentos de terror: muher atacada no Horto foi jogada desacordada em igarapé com alça de pochete no pescoço

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco promove Feira de Adoção de Pets com vacinação antirrábica gratuita

Raimundo Souza

Educação e Inclusão: Prefeito destaca importância da capacitação dos profissionais da educação

Marcio Nunes

Prefeitura se antecipa e já tem Parque de Exposições preparado para abrigar famílias em caso de enchente

Marcio Nunes

Mâncio Lima: Frigorífico é interditado por descumprir normas sanitárias e ambientais

Jamile Romano