23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Prefeitura de Rio Branco cria comitê para acompanhamento de políticas públicas para a população em situação de rua

Publicado em 30/04/2025

Em uma ação histórica, a Prefeitura de Rio Branco sancionou nessa terça-feira (29), o Decreto nº 1693, de 28 de abril de 2025, criando o Comitê Gestor Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento das Políticas Públicas voltadas para a população em situação de rua.

O comitê será composto por diversas secretarias municipais e representantes de movimentos sociais, com o objetivo de enfrentar de forma eficaz os desafios relacionados a essa parcela da população.

Em sua fala, o Prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, destacou a importância da criação do comitê, ressaltando o compromisso da gestão com a melhoria das condições de vida das pessoas em situação de rua.

“Estamos assinando o decreto de número 1.693, onde criamos o comitê para acompanhar e monitorar as políticas públicas para a população em situação de rua. O nosso compromisso com as pessoas continua. Os problemas, a gente enfrenta de frente”, afirmou o prefeito.

Ele ainda ressaltou que o último comitê criado para esse fim foi em 2010 e que agora, pela primeira vez em mais de uma década, a cidade dará a devida atenção a essa questão.

O secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, João Marcos Luz, também se pronunciou, destacando o impacto positivo do decreto para a gestão das políticas sociais.

“Esse decreto é uma demonstração clara de que a sua gestão tem compromisso com a população em situação de rua. Nós não queremos que essas pessoas fiquem na rua eternamente. Queremos trazê-las de volta à sociedade”, declarou João Marcos Luz.

Ele agradeceu ainda o apoio de diversas instituições, como a Procuradoria Municipal, a Secretaria Especial de Assuntos Jurídicos e Atos Oficiais e o Ministério Público, que têm colaborado com a implementação das políticas públicas para a população em situação de vulnerabilidade.

O Comitê Gestor contará com representantes de secretarias municipais como Assistência Social e Direitos Humanos, Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação, Meio Ambiente e Educação, além de membros do Movimento Nacional de Pessoas em Situação de Rua. O comitê visa elaborar e executar estratégias que busquem soluções para a reintegração dessas pessoas à sociedade, oferecendo apoio e encaminhamentos adequados para a resolução dessa questão complexa.

A criação desse comitê é um passo importante para garantir que as políticas públicas cheguem de forma eficiente a quem mais precisa, mostrando o compromisso da Prefeitura de Rio Branco com a inclusão e a dignidade humana.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Lula faz exames em Brasília e apresenta quadro estável

Raimundo Souza

Trabalhar por conta própria é melhor que ter emprego para 59% dos brasileiros, mostra Datafolha

Raimundo Souza

Concurso público: 23 melhores editais com inscrições abertas em outubro; quase 6 mil vagas!

Raimundo Souza

Cerca de 23 mil acreanos podem ter título de eleitor cancelado e ficar fora das eleições de 2026

Kevin Souza

Governo instala placas solares em obra de novo prédio do Procon

Jamile Romano

Receita libera consulta ao quinto lote de restituição do IRPF 2025

Redacao