25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura conclui Programa de Leitura e Escrita na Educação Infantil com mais de 400 professores capacitados

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), realizou nesta quarta (13) e quinta-feira (14), o Seminário Final do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), que está em sua primeira edição e reuniu durante os dois dias, 409 educadores das escolas municipais da capital acreana.

O Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) é uma iniciativa que integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), promovido pelo Governo Federal e coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), e tem como objetivo aprimorar práticas de leitura e escrita na educação infantil por meio da oferta de capacitações e reflexões pedagógicas para educadores de creches e pré-escolas em todo o país.

A diretora de Ensino da Seme, Maria Zélia Mendonça, destacou a importância da formação continuada para os educadores.

“A formação continuada de professores é uma das ações estruturantes da Secretaria Municipal de Educação. É a mola propulsora. Nossos professores precisam estar constantemente sendo atualizados, sendo renovados nos seus saberes. A formação continuada é uma ação primordial da Secretaria de Educação”, enfatizou.

Em Rio Branco, o programa teve oito turmas, compostas por professores e coordenadores pedagógicos. A formação de 120 horas, iniciada em abril de 2024, ocorreu em formato híbrido, com encontros presenciais e virtuais, e atividades realizadas na plataforma AVAMEC Interativo, sob a mediação de oito formadoras municipais.

Rosamara Souza, formadora do LEEI, ressaltou a importância da prática da leitura e escrita nas escolas do município.

“É um programa federal. Então ele passou a fazer parte da política de formação continuada da nossa Secretaria Municipal e as formações para as pré-escolas foram todas formações do LEEI. Essa formação, a grande inovação que ela tem é ampliar as nossas reflexões. Nós iniciamos um trabalho já há algum tempo, com base num currículo de referência único do Acre e agora, com a vinda do LEEI trouxe a questão de a gente ampliar e fortalecer ainda mais as práticas de ação existentes na nossa rede municipal”, disse.

Seminário Final: Compartilhando práticas inspiradoras

O Seminário Final, intitulado “A Experiência Formativa do LEEI: construindo práticas inspiradoras com as crianças da pré-escola”, realizado no Teatro Universitário da Ufac, foi um momento que permitiu a socialização das práticas e vivências dos professores cursistas, que compartilharam suas experiências desenvolvidas em parceria com as formadoras municipais. A professora Mizraiam Lima, revelou que o programa permitiu uma autoavaliação dos trabalhos realizados em sala de aula.

“O LEEI nos trouxe um olhar importante para nossas práticas nas nossas instituições de educação infantil, no sentido de avaliarmos e vermos como estávamos desenvolvendo as atividades de leitura e escrita nas nossas instituições. Então com certeza foi ampliado esse olhar para que nós pudéssemos estar avaliando as nossas práticas e aprimorando o trabalho que já desenvolvemos nas nossas escolas”, afirmou.

O seminário teve apresentações em formato de comunicação oral com slides, rodas de conversa e exposições de banners, onde os participantes puderam expor as metodologias e abordagens pedagógicas desenvolvidas ao longo do programa.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Sesacre inicia capacitação sobre transplantes para profissionais da saúde no Acre

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco qualifica servidores do Centro Pop para melhorar atendimento à população em situação de rua

Jamile Romano

Governo do Acre lança edital para o maior concurso público da Educação no Estado

Marcio Nunes

MEC repassa R$ 36,8 milhões ao Acre para Programa Escola em Tempo Integral

Jamile Romano

Nota de Esclarecimento sobre processo licitatório da Educação

Raimundo Souza

Governo do Acre fortalece políticas para a pessoa idosa na regional do Alto Acre

Marcio Nunes