22.3 C
Rio Branco
terça-feira, 13 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura articula parcerias com entidades religiosas para fortalecer Plano de Combate às Queimadas

Publicado em 09/04/2025


Com o objetivo de fortalecer as ações de prevenção, controle e combate às queimadas no município, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Escola de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), iniciou um processo de articulação com representantes da sociedade civil organizada. O foco inicial está na construção de parcerias com entidades religiosas que possuem forte atuação comunitária.

Nesta primeira etapa, foram realizados diálogos com a Diocese de Rio Branco, a Igreja CB Vida e a Tenda de Umbanda Luz da Vida. As instituições religiosas, além de sua relevância espiritual, desempenham papel essencial na conscientização ambiental e na mobilização social, sendo aliadas estratégicas na luta pela preservação da saúde pública e do meio ambiente.

O Plano de Prevenção, Controle e Combate às Queimadas está em fase final de ajustes e deve ser oficialmente lançado entre o fim de abril e o início de maio. A iniciativa integra um conjunto de ações voltadas para o enfrentamento dos efeitos nocivos das queimadas, especialmente no período de estiagem, com ênfase na educação ambiental, fiscalização e monitoramento.

“Estamos firmando um compromisso concreto com o meio ambiente e convidando toda a sociedade a se engajar nesse processo. A participação das entidades religiosas é fundamental para ampliar o alcance das ações do plano e sensibilizar as comunidades para a importância de prevenir as queimadas”, destaca a secretária adjunta municipal de Meio Ambiente, Charlene Lima.

Com o apoio dessas instituições, o plano buscará fomentar atividades educativas, campanhas de conscientização e divulgação de canais de denúncia, reforçando o protagonismo das comunidades locais na defesa da vida e da natureza.

A iniciativa integra a política pública ambiental do município, que reconhece o papel ativo da sociedade na construção de um futuro sustentável, e reafirma o compromisso da gestão municipal com a saúde coletiva, a justiça ambiental e o bem-estar da população rio-branquense.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Para fortalecer ações de fiscalização e monitoramento ambiental, governo do Acre leva internet as Unidades de Gestão Ambiental Integrada

Raimundo Souza

Gestão de riscos inteligente: o controle interno como ferramenta proativa para a tomada de decisão

Raimundo Souza

Jovem Morre em Acidente de Trânsito na Rodovia AC-405, em Cruzeiro do Sul

Raimundo Souza

Sebrae realiza a 3ª edição do Integra com foco em integridade e compliance

Marcio Nunes

CCJ da Câmara nega recurso contra cassação do mandato de Glauber Braga

Marcio Nunes

Após queda de energia, abastecimento de água é interrompido em município do Acre

Kevin Souza