23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura articula parcerias com entidades religiosas para fortalecer Plano de Combate às Queimadas

Publicado em 09/04/2025


Com o objetivo de fortalecer as ações de prevenção, controle e combate às queimadas no município, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Escola de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), iniciou um processo de articulação com representantes da sociedade civil organizada. O foco inicial está na construção de parcerias com entidades religiosas que possuem forte atuação comunitária.

Nesta primeira etapa, foram realizados diálogos com a Diocese de Rio Branco, a Igreja CB Vida e a Tenda de Umbanda Luz da Vida. As instituições religiosas, além de sua relevância espiritual, desempenham papel essencial na conscientização ambiental e na mobilização social, sendo aliadas estratégicas na luta pela preservação da saúde pública e do meio ambiente.

O Plano de Prevenção, Controle e Combate às Queimadas está em fase final de ajustes e deve ser oficialmente lançado entre o fim de abril e o início de maio. A iniciativa integra um conjunto de ações voltadas para o enfrentamento dos efeitos nocivos das queimadas, especialmente no período de estiagem, com ênfase na educação ambiental, fiscalização e monitoramento.

“Estamos firmando um compromisso concreto com o meio ambiente e convidando toda a sociedade a se engajar nesse processo. A participação das entidades religiosas é fundamental para ampliar o alcance das ações do plano e sensibilizar as comunidades para a importância de prevenir as queimadas”, destaca a secretária adjunta municipal de Meio Ambiente, Charlene Lima.

Com o apoio dessas instituições, o plano buscará fomentar atividades educativas, campanhas de conscientização e divulgação de canais de denúncia, reforçando o protagonismo das comunidades locais na defesa da vida e da natureza.

A iniciativa integra a política pública ambiental do município, que reconhece o papel ativo da sociedade na construção de um futuro sustentável, e reafirma o compromisso da gestão municipal com a saúde coletiva, a justiça ambiental e o bem-estar da população rio-branquense.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo inicia mutirão de cirurgias ginecológicas e transforma a vida de mulheres em Mâncio Lima

Raimundo Souza

Ifac abre inscrições para pós-graduação em Agricultura Familiar ofertada no campus Baixada do Sol

Jamile Romano

Polícia Militar forma mais de 200 alunos no Proerd em Cruzeiro do Sul

Kevin Souza

Governo do Acre amplia estratégias de combate à sífilis e reduz casos em bebês

Jamile Romano

Com apoio do Estado, Educandário Santa Margarida promove 1ª corrida de rua

Raimundo Souza

“Caso Jonhliane”: Justiça indefere Habeas Corpus a Ícaro Pontes por ter descumprido medidas do regime aberto

Jamile Romano