Atualizada em 06/12/2023 08:01
Na sede da OAB Acre, ocorreu a posse de 8 dos 10 novos Procuradores do Município de Rio Branco. Os profissionais foram selecionados através de um concurso público que contou com mais de mil inscritos. A cerimônia foi marcada pela expectativa dos empossados e familiares. Segundo o procurador geral do município Joseney Cordeiro a chegada dos novos procuradores é um importante reforço para a equipe jurídica da cidade.
“A procuradoria há 15 anos não tinha concurso. Com a chegada desses 10 a procuradoria vai praticamente dobrar o seu quadro, que hoje a gente conta apenas com 14 procuradores. Nós vamos contar com 24 procuradores a partir da posse de todos os 10 que vão assumir. A gente vai dobrar a nossa capacidade de atender a administração, de trazer respostas à população nesse sentido”, explicou o procurador geral do município, Joseney Cordeiro.
A empossada Andressa Schulz, veio do interior de Rondônia, morava e já exercia a função de procuradora no município em Ji-paraná.
“A gente realmente está querendo trabalhar muito, servir ao público. Exercer essa função que é tão gratificante e apaixonante que é de procuradora. Atualmente, por eu já ser procuradora, eu falo que é uma profissão que inicialmente eu não queria para minha vida. E aí acabou que, conhecendo a profissão, exercendo de fato, eu acabei me apaixonando. É muito satisfatório. Estou muito feliz, quero muito trabalhar e está sendo uma oportunidade única.”
Felipe Guimarães é acreano e também foi empossado. Ele já trabalhava no serviço público, mas em outro ramo.
“Primeiro é um momento de muita alegria, satisfação, realização de um sonho. Eu sou rio- branquense, minha família mora aqui. Então, a minha intenção é servir bem ao povo municipal. Só quero agregar a gestão municipal.”
Os novos procuradores terão a responsabilidade de defender os interesses do município e atuar na busca por soluções jurídicas para os desafios enfrentados pela administração pública.
“Nós tínhamos apenas 2 procuradores na área administrativa, triplicamos o processo licitatório visto a grande demanda que o município proporcionou nos últimos 3 anos. Essa equipe vem para fortalecer os procuradores que hoje tem 14 e descansar os que já estão cansados”, informou o secretário Municipal de Gestão Administrativa (SMGA), Jhonatan Santiago.
Segundo o prefeito, com essa nomeação, espera-se uma maior eficiência e agilidade nos processos jurídicos envolvendo a Prefeitura de Rio Branco.
“A gestão aumentou muito a demanda junto à procuradoria. Não quero fazer nada sem o parecer da procuradoria. Em um acordo nós resolvemos autorizar 10 novos procuradores. Com isso vai sair de 14 para 24. E com certeza o trabalho vai fluir bem melhor lá dentro, porque a demanda está muito grande. Eu tenho certeza que com esses novos procuradores, a gente vai ter uma facilidade maior para ver os processos andando mais rapidamente, porque realmente estava sobrecarregada a nossa procuradoria.”
[Assessoria PMRB]