30.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Artigos do NarcisoColunistas

Por que assim?

Atualizada em 02/10/2024 10:20

    Do século XX já poderíamos ter extrair os piores exemplos de desumanidade. É uma pena que não. 

         Os resultados da 1ª guerra e, sobretudo, da 2ª guerra mundial, deveria ter restado como os exemplos e a todos os quadrantes do mundo, afinal de contas, nada tem nos sido mais prejudicial para a humanidade quanto as guerras que já se sucederam.

        A propósito, disse o imortal, Albert Einstein: Não sei como se daria uma 3ª guerra mundial, mas uma 4ª se daria a base de paus e pedras. Embora não tenha participado da construção da bomba atômica, a equação E=mc2, determina a quantidade de energia que suas explosões seriam capazes de liberar.

       Lamentavelmente, por se tratar do mais rendoso mercado, e em escala mundial, particularmente, para as nossas grandes potências, sem descartar os interesses dos países tidos como periféricos, as sementes das guerras continuaram sendo semeadas, e não raramente colhidas, a despeito dos seus desastrosos resultados.

       Definitivamente, os maus exemplos deixados por Adolf Hitler, ao que tudo nos faz crer, restaram como escola para outros chefes de Estados que vieram surgir. Citaríamos alguns deles: Benito Mussolini, Saddam Hussien, Josef, Stalin, Mao-Tse-tung, Pol Pot, Fidel Castro, Augusto Pinochet e mais modernamente, Wladimin Putin e Benjamin Netanyahu.

      Oportunamente, lembremos o período em que a nossa espécie humana esteve seriamente ameaçada pela chamada guerra fria, de um lado os EUA e diversos países da Europa, e de outro, a URSS-União Soviética. Por que guerreavam? Em busca da hegemonia mundial, e em todos os aspectos, particularmente, os de natureza bélica.

      Daí a pergunta que não pode calar: se Adolf Hitler dispusesse do arsenal atômico, ora em poder da Vladimir Putin, antes de ter dado um tiro no seu próprio ouvido não teria usado o seu arsenal atômico?. Portanto, nada mais ameaçador do que termos ciência que além da Rússia e dos EUA, diversos outros países já dispõem de armas atômicas. Ademais lembremos: a Correia do Norte, sob o comando do desequilibrado e insano Kim Jong-um, ao que tudo nos faz crer, não tardará a estocar suas ambicionadas bombas atômicas.

        Bastaria que uma parcela dos trilhões e trilhões de dólares que já foram torrados nas guerras passadas, nas em curso e certamente nas futuras, para a paz mundial já ter sido estabilizada.

        Neste particular, ou seja, em se tratando de guerras, na condição de maior potência econômica e bélica do mundo, jamais os EUA deveria se aliar a nenhum outro país, menos ainda a um tirano do naipe do terrorista Benjamin Netanyahu, este no comando o Estado de Israel.

Artigos Relacionados

Corrupção institucionalizada

Jamile Romano

Nada republicanas

Jamile Romano

Voto e mercadoria

Narciso Mendes

O devido processo

Jamile Romano

Na terrinha

Rubedna Braga

A polêmica da cidadania italiana

Jamile Romano