23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Artigos do NarcisoColunistas

Por definição

Atualizada em 17/02/2025 10:14

   Abalos sísmicos são tremores, através dos quais,  a própria superfície da terra chega a tremer

          Em altas intensidades os abalos sísmicos precedem os terremotos, até porque, os mesmos têm a mesma origem, porém os terremotos são sempre mais perigosos e mais destruidores, até porque os terremotos provocam bem mais estragos e o surgimento de novas ondas sísmicas que se propagam em todas as direções e sentidos.

         Os abalos sísmicos, em razão da sua pouca duração, nunca superior a um minuto, a despeito das apreensões que os mesmos provocam, alguns deles já ocorreram no nosso próprio país, embora não tenha nos causado maiores prejuízos, quanto aos terremotos, felizmente, deles continuamos livres, já que os mesmos ocorrem, com maiores freqüências e intensidades, nas regiões que se encontram assentadas nas áreas próximas as bordas das chamadas placas tectônicas. Neste particular, felizmente, o nosso país encontra-se assentado no meio da placa tectônica Sul-Americana, portanto, longe de suas bordas. Esta é mais uma das razões que nos leva a crer que “Deus é brasileiro”.

         Se os naturais abalos sísmicos tem nos deixado relativamente tranqüilo, o mesmo não pode ser dito, da intranqüila atividade política que ora vivenciamos, em diversos países e, particularmente, no nosso, até porque, os abalos políticos que advirão da disputa entre os EUA e a China, e cá entre nós, entre lulistas e bolsonaristas, só estão a nos prometer, possíveis terremotos.

       Se não bastassem os Putins, os Netanyahus, os Maduros, entre outros, das últimas eleições resultaram a eleição do Milei, a presidência da Argentina e o retorno de Donald Trump a presidência dos EUA, esta ainda, a maior potência econômica e bélica do mundo. Todos os acima citados, só pensam numa coisa: aumentar os seus próprios poderes.

        Se as décadas que se seguiram ao final da 2ª guerra mundial, o mundo restou dividido entre as duas maiores potências, URSS e EUA, ambos pensando, prioritariamente, em se armares, e para tanto, torrando trilhões de dólares e influenciando que os demais países fizessem o mesmo, presentemente, já mais de uma dezena de países estão dispondo, em seus arsenais, das terríveis bombas atômicas.  Sendo verdade, ou não, comenta-se que até o ditador Kim Jong-um, da Correia do Norte, proximamente, em seus estoques disporá das tais bombas.

        O presidente Donald Trump precisa tomar ciência que a China, presentemente, encontra-se bem mais preparada que a outrora URSS, ao tempo da não saudosa guerra fria. Daí a pergunta que se impõe: por que o sabe-tudo, Elon Musk, seu principal assessor, ainda não convenceu o próprio Trump que a China está pronta para enfrentar qualquer guerra.

Artigos Relacionados

Omissão ou prudência?

Jamile Romano

Rumo ao caos

Jamile Romano

Aniversário do Secretário

Rubedna Braga

Exemplo

Jamile Romano

Jurei sim

Jamile Romano

Governador se reúne com empresários que investem em projetos de conservação e restauração

Jamile Romano