23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Policial

Polícia Civil do Acre prende criminoso com apoio da polícia peruana em operação binacional

Publicado em 17/08/2025

Ação conjunta entre Brasil e Peru resulta na prisão de foragido de alta periculosidade, acusado de tráfico, homicídios e corrupção de menores. Foto: assessoria/ PCAC.

Na tarde deste sábado, 16, a Polícia Civil do Acre, em ação conjunta com a Polícia Federal e apoio da Polícia Nacional do Peru, realizou a prisão de Jackson Chaves de Souza, de 26 anos, apontado como uma das lideranças de uma organização criminosa atuante no estado. O homem foi detido na Ponte da Amizade, que liga o município acreano de Assis Brasil a Iñapari, no Peru.

Jackson estava foragido da Justiça acreana desde 2021 e vinha se escondendo em território peruano. Na noite da última sexta-feira, 15, ele já havia sido capturado pela polícia peruana na cidade de Porto Maldonado, portando documentos falsos e sendo investigado por suspeita de envolvimento em diversos crimes no distrito de Madre de Dios.

No Brasil, o criminoso responde a processos por tráfico de drogas, homicídios e corrupção de menores, figurando na lista de foragidos de alta periculosidade acompanhados pelo setor de inteligência da Polícia Civil do Acre.

A operação que resultou na captura foi coordenada pelo Departamento de Polícia da Capital e Interior (DPCI), com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), da Delegacia-Geral de Assis Brasil e da Polícia Federal, reforçando a integração das forças de segurança no combate ao crime organizado.

O delegado-geral da Polícia Civil do Acre, José Henrique Maciel, destacou a importância da prisão. “Essa captura é fruto de um trabalho de inteligência contínuo, determinado pela Direção-Geral da Polícia Civil, para identificar, relacionar e acompanhar foragidos de alta periculosidade que praticaram crimes no Acre e se refugiaram em países vizinhos. A cooperação entre as polícias do Brasil e do Peru foi fundamental para alcançarmos esse resultado. A prisão de Jackson representa um golpe importante contra o crime organizado e reforça nosso compromisso em combater, de forma firme e integrada, organizações criminosas que atuam na região de fronteira”, afirmou.

A Polícia Civil segue monitorando outros foragidos considerados de alta periculosidade, reforçando a atuação conjunta com países vizinhos para garantir a segurança da população acreana.

[Assessoria PC/AC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Companheira acusa filho de Lula de agressões física e psicológicas: “Levei cotovelada na barriga”

Jamile Romano

Em Rio Branco, uma adolescente grávida de 2 meses é brutalmente assassinada a facadas.

Raimundo Souza

Gefron apreende 5 toneladas de drogas e causa prejuízo de R$ 114 milhões ao crime no Acre

Kevin Souza

Polícia Civil prende homem suspeito de estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul

Raimundo Souza

Polícia Civil do Acre realiza palestra sobre racismo estrutural na administração pública para servidores do Estado

Redacao

Polícia Penal faz operação integrada com outras forças de segurança do Estado em Presídio de Senador Guiomard

Raimundo Souza