24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Polícia Civil do Acre participa da ‘Operação Pharos’ contra disseminação de material de abuso sexual infantojuvenil

As polícias civis de 19 estados e do Distrito Federal deflagraram, na manhã desta quarta-feira, 26, a Operação Pharos, com o objetivo de combater a disseminação de material de abuso sexual infantojuvenil na internet. A ação nacional resultou no cumprimento de 59 mandados contra suspeitos de envolvimento com esses crimes. No Acre, a Polícia Civil cumpriu um mandado de busca e apreensão no município de Feijó.

Durante a ação em solo acreano, os agentes apreenderam um celular, dois chips e um caderno com anotações suspeitas, que serão analisados para auxiliar no avanço das investigações. O suspeito está sendo monitorado, e a Polícia Civil segue com os trabalhos para apurar possíveis conexões com redes criminosas especializadas nesse tipo de crime.

A Operação Pharos também teve desdobramentos em diversas capitais do país, incluindo Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Belém (PA), além de municípios como Quixadá (CE), Primavera do Leste (MT), Três Lagoas (MS), Uberlândia (MG), São José dos Campos (SP) e Caxias do Sul (RS), entre outros.

Os investigados podem responder por crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que preveem penas de até seis anos de reclusão, além de outras sanções conforme o envolvimento de cada suspeito.

De acordo com o diretor do Departamento de Polícia da Capital e Interior, Dr. Roberth Alencar, a operação representa um importante avanço no combate à exploração infantil na internet. “As investigações continuam, e as provas apreendidas serão periciadas para identificar possíveis vítimas e outros envolvidos. Nosso compromisso é garantir que esses crimes sejam combatidos com rigor e que os responsáveis sejam punidos na forma da lei”, afirmou o delegado.

A operação contou também com o apoio do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab) e da Diretoria de Operações Integradas (DIOPI), ambos ligados ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

 

[Assessoria PC/AC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Parceria entre Fundhacre e Semsa leva atendimento odontológico a pacientes com doenças renais

Jamile Romano

Parceria entre os governos estadual e federal vai investir R$ 1,1 milhão em inclusão social para mulheres

Raimundo Souza

Governo empossa Comitê de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e inicia campanha Coração Azul

Marcio Nunes

Estado participa de curso sobre aquisições do programa Progestão com equipe do Banco Mundial

Jamile Romano

Governador recebe ministros do Tribunal Superior do Trabalho que vão participar de Simpósio no Acre

Marcio Nunes

Terça-feira terá calor, abafamento e chuvas isoladas em todas as regiões do Acre

Kevin Souza