24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Polícia Civil do Acre chega a 76% de eficiência na localização de pessoas desaparecidas

No primeiro trimestre de 2024, a Polícia Civil do Estado do Acre (PCAC), por meio do Departamento de Inteligência, instalou uma força-tarefa para produzir conhecimento referente ao desaparecimento de pessoas e passou a monitorar os dados de forma sistemática.

Em 2024, a PCAC aumentou a efetividade na localização de pessoas desaparecidas para 76%. Arte: Departamento de Inteligência/ PCAC,

Nos anos de 2023 e 2024, foram registrados, respectivamente, 386 e 377 boletins de ocorrência noticiando o desaparecimento de pessoas.

Ao comparar o número de boletins de ocorrência registrados em 2023 e 2024, percebe-se uma redução de 2% nas notificações relacionadas ao desaparecimento de pessoas. A força-tarefa da Polícia Civil localizou 215 pessoas em 2023 e 288 em 2024.

Proporcionalmente, a força-tarefa instalada pela PCAC no Departamento de Inteligência resultou em uma efetividade de 56% em 2023 e 76% em 2024, representando um aumento de 20% na comparação entre os dois últimos anos.

“Os dados apresentados refletem o compromisso da instituição em intensificar os esforços para localizar pessoas desaparecidas e oferecer respostas às famílias. Em 2024, alcançamos uma taxa de efetividade de 76%, representando um aumento significativo de 20% em relação ao ano anterior”, disse o diretor do Departamento de Inteligência, Dr. Nilton Boscaro.

O diretor ressaltou ainda que esse resultado só foi possível graças à instalação da força-tarefa, que aprimorou o monitoramento, a análise de dados e as estratégias de localização. “Continuaremos empenhados em ampliar essa efetividade e trabalhar de forma integrada com as delegacias competentes para esclarecer todos os casos e garantir que nenhuma pessoa desaparecida seja esquecida”, enfatizou.

As diligências realizadas pelo Departamento de Inteligência continuam em andamento. Até o momento, foram confirmados os desaparecimentos de 14 pessoas em 2023 e 38 em 2024.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Infovia levará inclusão digital e social para os municípios do estado do Acre

Raimundo Souza

Lamentável:  Em acidente de motocicleta, policial penal falece quando retornava para casa

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco leva serviços públicos às comunidades em Ação Social Itinerante

Jamile Romano

Governador Gladson Cameli participa de Ação de Inclusão e Bem-Estar para Pessoas com Deficiência

Raimundo Souza

Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos lança ação solidária e campanhas de conscientização na Expoacre

Raimundo Souza

Prefeitura fortalece acolhimento familiar de crianças em situação de vulnerabilidade social

Marcio Nunes