25.3 C
Rio Branco
domingo, 18 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeralPolicial

Polícia Civil do Acre apreende carga de sebo bovino avaliada em R$ 200 mil e prende suspeito por receptação e uso de documento falso

Publicado em 18/01/2026

Câmeras de segurança flagram o momento em que a carga sai da empresa. As investigações seguem para averiguar se há funcionários envolvidos. Foto: reprodução

A Polícia Civil do Acre (PCAC) apreendeu em flagrante, na  sábado, 17, uma carga de sebo bovino avaliada em aproximadamente R$ 200 mil, que vinha sendo desviada de uma empresa localizada no município de Senador Guiomard.

De acordo com as investigações, ainda na sexta-feira, 16, foi constatado que uma carga superior a 40 toneladas de sebo bovino havia saído da empresa sem o consentimento dos proprietários. O produto é amplamente utilizado em diversos setores, como na indústria alimentícia para produção de ração e biodiesel, no segmento de cosméticos para fabricação de hidratantes e sabonetes, além da indústria química, na fabricação de lubrificantes e vernizes.

A equipe de investigação foi informada de que, na manhã deste sábado, o caminhão que transportava a carga havia sido avistado estacionado na região da Vila Acre, em Rio Branco. Os policiais civis se deslocaram até o local e realizaram a abordagem. Durante a ação, o motorista informou que havia sido contratado por um terceiro para realizar o transporte da mercadoria e que aguardava a emissão da nota fiscal do produto, que teria como destino os estados de Rondônia e Goiás.

O caminhoneiro foi conduzido à delegacia-geral de Senador Guiomard para prestar esclarecimentos e o proprietário da empresa prestou depoimento a autoridade policial. No momento em que ele era ouvido, o suposto contratante compareceu em Senador Guiomard e foi detido pela equipe policial, ao apresentar uma nota fiscal do sebo bovino, os oficiais de polícia, após realizar uma análise técnica, identificaram que o documento era falso.

Diante da situação, o homem foi preso em flagrante pelos crimes de receptação de produto furtado e uso de documento falso. A carga foi apreendida e será restituída à empresa proprietária.

Segundo o delegado Rômulo Barros, a ação reforça a eficiência do trabalho investigativo da Polícia Civil. “Essa ação demonstra a eficiência do trabalho investigativo da Polícia Civil, que agiu de forma rápida e integrada para impedir que uma carga de alto valor, desviada de forma criminosa, fosse comercializada de maneira irregular. Identificamos não apenas o desvio do produto, mas também a tentativa de legalização da carga por meio de documento falso. Seguiremos com as investigações para responsabilizar todos os envolvidos”, destacou.

No momento da prisão, a operação contou com o apoio do Grupo Especial de Operações em Fronteiras (Gefron). As investigações seguem em andamento para identificar outros possíveis envolvidos no esquema criminoso.

[Assessoria PC/AC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Rbtrans divulga esquema operacional do Transporte Público para o Ano Novo

Marcio Nunes

Em viagem ao Acre, ministra Cida Gonçalves inaugura Centro de Referência da Mulher Brasileira

Marcio Nunes

Polícia Civil prende três por envolvimento em estupro, estelionato e organização criminosa

Jamile Romano

Fux vota para anular ação penal sobre golpe por cerceamento de defesa

Redacao

Com alta do dólar, qual melhor momento para comprar moeda para viajar?

Raimundo Souza

Ciclo de Palestras Mel do Acre reúne produtores de todas as regionais do estado na Expoacre

Marcio Nunes