24.3 C
Rio Branco
terça-feira, 13 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Planejamento do Acre promove palestra sobre transferências da União

Atualizada em 10/04/2025 10:48

A Secretaria de Planejamento do Acre (Seplan) promoveu na tarde desta quarta-feira, 9, uma palestra sobre transferências especiais da União. O evento foi realizado no auditório do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC), em Rio Branco.

A palestra foi ministrada pelo coordenador-geral de normas e processos da Diretoria de Transferências e Parcerias da União (DTPAR) do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Cleber Fernando Almeida, que veio ao estado participar do 1º Encontro Estadual de Secretarias Municipais de Comunicação, de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, realizado nesta quinta-feira, 10, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC), em Rio Branco.

Durante a palestra foram abordados dois temas centrais: as transferências especiais da União e o novo regime simplificado para execução de convênios e contratos de repasse. A capacitação reuniu técnicos da Seplan e de outros órgãos da administração pública do Acre com o objetivo de atualizar os servidores quanto às mudanças recentes na legislação federal.

A discussão girou em torno da Portaria Conjunta MGI/MF/CGU nº 28/2024, que institui o regime simplificado para convênios de até R$1,5 milhão. A portaria busca desburocratizar a execução dos instrumentos de transferência voluntária, mantendo a conformidade com a nova Lei de Licitações. O novo modelo foi apresentado pelos órgãos da União como uma alternativa mais ágil, especialmente para projetos de menor porte executados pelos estados e municípios.

O palestrante também detalhou a Instrução Normativa nº 93/2024, do Tribunal de Contas da União (TCU), que trata das transferências especiais da União a estados e municípios via emendas parlamentares. A normativa dispõe acerca dos critérios exigidos para o uso desse tipo de recurso, como a obrigatoriedade de aplicação em áreas finalísticas e o mínimo de 70% destinado a despesas de capital.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Sebrae no Acre apoia realização do Quinari Caipira 2024

Marcio Nunes

Acre participa de seminário com foco no monitoramento de incêndios florestais por satélite

Raimundo Souza

Polícia Civil do Acre prende homem acusado de estuprar e engravidar a própria filha em Feijó

Jamile Romano

Justiça acreana determina contratação de médicos para hospital de Xapuri

Jamile Romano

MPAC adere a acordo firmado entre o CNMP e o STJ para racionalizar a tramitação de processos

Jamile Romano

Polícia Civil divulga relatório sobre mortes violentas intencionais ocorridas em 2023

Jamile Romano