23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Petecão reafirma compromisso com segurança pública no 1º Encontro Nacional dos Conselhos Penitenciários

Publicado em 12/12/2024

Nesta quinta-feira (12), o senador Sérgio Petecão (PSD-AC), presidente da Comissão de Segurança Pública (CSP), participou do 1º Encontro Nacional dos Conselhos Penitenciários (Enacopen), em Brasília. Em sua fala, ressaltou a necessidade de políticas públicas que promovam a segurança da sociedade, a reintegração social dos apenados e a redução da reincidência criminal.

Destacou, também, seu compromisso com a segurança pública, defendendo um debate livre de interesses políticos e ideológicos, além de apresentar um balanço de sua gestão à frente da CSP. De sua gestão, destacou a aprovação de 83 projetos de lei, a apresentação de 115 requerimentos e a realização de 76 reuniões, sempre com foco no combate ao crime e no fortalecimento das forças de segurança.

“A segurança é essencial para a nossa sociedade. Precisamos pensar no País como um todo, com atenção especial nas regiões que enfrentam desafios específicos, como a Região Norte e, particularmente, meu estado, o Acre”, afirmou.

O senador também defendeu um tratamento diferenciado para essa região, mencionando o PL 4.637/2024, de sua autoria, que propõe a criação da Lei Orgânica das Polícias Penais. Enfatizou, também, a importância de fortalecer essa classe profissional, frequentemente negligenciada.

“Os policiais penais estão na linha de frente e precisam de mais apoio. A ausência de uma lei orgânica fragiliza tanto os policiais quanto a execução penal no País, impactando diretamente a segurança pública e a gestão do sistema prisional”, destacou.

O evento, realizado no Salão Negro do Ministério da Justiça e Segurança Pública, contou com a participação de autoridades e especialistas, incluindo o secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin.

Entre os temas debatidos, estavam a modernização dos conselhos penitenciários, o fortalecimento da articulação interinstitucional e o alinhamento às diretrizes da Lei de Execução Penal (Lei 7.210/1984). Também foram discutidas a ampliação da participação social na gestão do sistema prisional e a integração de esforços para torná-lo mais justo e eficiente.

O encontro marcou, ainda, a entrega do Plano Nacional de Política Criminal e Penitenciária (PNPCP) 2024-2027, que busca implementar uma política penal moderna e alinhada às necessidades do sistema penitenciário brasileiro.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Ambulatório de Transplante Hepático da Fundhacre encerra o ano com mais de 1.800 atendimentos e recorde de procedimentos

Jamile Romano

Prefeitura terá câmeras de monitoramento em tempo real para segurança do carnaval

Marcio Nunes

Sarampo: infectologista explica quem deve se vacinar e quais grupos correm mais risco

Jamile Romano

Previsão: frente fria de 18ºC deve chegar nesta terça em Rio Branco

Jamile Romano

Energisa na Comunidade será realizado no colégio CERB neste sábado

Marcio Nunes

Corrida do Servidor reúne grande público em Cruzeiro do Sul e celebra o esporte como ferramenta de superação e saúde

Raimundo Souza