27.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 18 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Petecão pauta, e Senado aprova, suspensão de habilitação de condenados por crimes com drogas

Atualizada em 15/10/2024 15:29

Sob a presidência do senador Sérgio Petecão (PSD-AC), a Comissão de Segurança Pública (CSP) aprovou, nesta terça-feira (15), o Projeto de Lei 3.125/2020, que prevê a suspensão da carteira de habilitação a pessoas condenadas por crimes envolvendo drogas ou o impedimento de a obterem. O projeto, originado na Câmara dos Deputados, recebeu parecer favorável do senador Fabiano Contarato (PT-ES) e seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Petecão destacou que a proposta se faz necessária em razão do crescente uso de veículos em crimes relacionados ao tráfico de drogas.

“Não podemos ignorar o fato de que o automóvel se tornou uma ferramenta para expandir o tráfico, facilitar a distribuição e o transporte de substâncias ilícitas. Ao suspender a habilitação desses criminosos, estamos atacando diretamente uma das engrenagens que possibilitam esse tipo de crime”, afirmou o senador.

Além disso, Petecão enfatizou que a suspensão da habilitação não é apenas uma punição, mas uma forma de proteger a sociedade, argumentando que quando um criminoso perde o direito de dirigir, o Estado está tirando dele uma ferramenta indispensável para a prática de atividades criminosas. Completou dizendo que isso também aumenta a segurança no trânsito, já que essa categoria de pessoas muitas vezes está sob influência dessas substâncias, o que coloca em risco a vida de todos. Também destacou o caráter preventivo da medida.

“O projeto permite que a suspensão seja determinada como medida cautelar ainda durante o processo, o que garante que o criminoso não continue a usar o veículo enquanto responde por seus crimes. Isto é fundamental para preservar a ordem pública e a segurança de nossas comunidades”, acrescentou.

[Assessoria]

Artigos Relacionados

Governo estuda conceder redução base de cálculo do ICMS nas saídas interestaduais de café produzido no Acre

Jamile Romano

MPF quer agilidade em registro do uso ritual da ayahuasca como bem cultural de natureza imaterial

Jamile Romano

Bocalom se reúne com donos de empresa que vão executar o “Programa Asfalta Rio Branco”

Marcio Nunes

Veja a agenda dos candidatos a prefeito de Rio Branco nesta segunda, 23

Jamile Romano

Em entrevista à CNN, Gladson diz que Acre vai precisar de mais de R$ 300 milhões para reparar danos da enchente

Jamile Romano

Procuradoria-Geral inicia campanha para regularizar débitos de IPVA vencidos em 2020

Marcio Nunes