33.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 18 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Petecão comemora sanção de nova lei que pune feminicídio com até 40 anos de reclusão

Atualizada em 11/10/2024 08:37

Presidente da Comissão de Segurança Pública do Senado Federal, o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) atuou junto ao Executivo para a sanção da nova Lei 14.994, de 2024 que agrava as penas para o crime de feminicídio. A legislação, sancionada nesta quinta-feira (10), eleva a pena mínima de 12 para 20 anos e a máxima, de 30 para 40 anos. A proposta, de autoria da senadora Margareth Buzetti (PSD-MT), foi analisada e aprovada em novembro pelo colegiado presidido por Petecão.

O senador enfatizou sua relevância no combate à violência contra a mulher, destacando que o feminicídio conta agora com um artigo específico no Código Penal, que inclui novos agravantes e penas ainda mais severas.

“Essa legislação representa um avanço significativo na proteção das mulheres e na punição dos agressores. Nossa comissão trabalhou arduamente para garantir a aprovação e a sanção desta proposta”, afirmou Petecão.

A nova lei também implementa mudanças importantes na Lei Maria da Penha, aumentando as penas para quem descumprir medidas de proteção. Além disso, estabelece restrições para condenados por violência doméstica e familiar, como a proibição de transferência para presídios distantes da residência da vítima e a obrigatoriedade do uso de tornozeleiras eletrônicas.

“Com a sanção desta lei, espera-se que a Justiça seja mais rigorosa com os agressores e que as mulheres se sintam mais seguras. Estamos dando um passo importante na luta contra o feminicídio e na defesa dos direitos das mulheres”, concluiu Petecão.

Artigos Relacionados

Governo busca apoio para aprovação de projeto que autoriza doação de área federal ao Estado do Acre

Jamile Romano

Arroz caldoso de rabada no tucupi e jambu do Acre é apresentado na Arena gastronômica da Festuris, em Gramado

Raimundo Souza

Governo realiza instalação de cabos de aço no pilar principal da Passarela Joaquim Macedo

Marcio Nunes

Segurança Pública tem o primeiro piloto elevado à categoria comercial por experiência no Ciopaer

Raimundo Souza

Em Brasília, Prefeito de Rio Branco participa de reunião geral da FNP e é destaque

Marcio Nunes

Inscrições e escolha de curso para o Sisu terminam nesta quinta

Jamile Romano