25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Petecão comemora sanção de nova lei que pune feminicídio com até 40 anos de reclusão

Publicado em 10/10/2024

Presidente da Comissão de Segurança Pública do Senado Federal, o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) atuou junto ao Executivo para a sanção da nova Lei 14.994, de 2024 que agrava as penas para o crime de feminicídio. A legislação, sancionada nesta quinta-feira (10), eleva a pena mínima de 12 para 20 anos e a máxima, de 30 para 40 anos. A proposta, de autoria da senadora Margareth Buzetti (PSD-MT), foi analisada e aprovada em novembro pelo colegiado presidido por Petecão.

O senador enfatizou sua relevância no combate à violência contra a mulher, destacando que o feminicídio conta agora com um artigo específico no Código Penal, que inclui novos agravantes e penas ainda mais severas.

“Essa legislação representa um avanço significativo na proteção das mulheres e na punição dos agressores. Nossa comissão trabalhou arduamente para garantir a aprovação e a sanção desta proposta”, afirmou Petecão.

A nova lei também implementa mudanças importantes na Lei Maria da Penha, aumentando as penas para quem descumprir medidas de proteção. Além disso, estabelece restrições para condenados por violência doméstica e familiar, como a proibição de transferência para presídios distantes da residência da vítima e a obrigatoriedade do uso de tornozeleiras eletrônicas.

“Com a sanção desta lei, espera-se que a Justiça seja mais rigorosa com os agressores e que as mulheres se sintam mais seguras. Estamos dando um passo importante na luta contra o feminicídio e na defesa dos direitos das mulheres”, concluiu Petecão.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Moradores afetados pela cheia em Rio Branco começam a sacar o FGTS calamidade

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco adota regime de revezamento no expediente administrativo até 2 de janeiro

Kevin Souza

Acre se despede de Flaviano Melo

Raimundo Souza

Veja a agenda dos candidatos a prefeito de Rio Branco nesta terça, 17

Jamile Romano

Com meta de realizar 100 cirurgias ainda em agosto, governo lança mutirão de ortopedia para diminuir demanda reprimida

Jamile Romano

Começa aplicação das provas do Saeb 2025 nas escolas do Acre

Raimundo Souza