28.3 C
Rio Branco
domingo, 21 de dezembro de 2025
O RIO BRANCO
BrasilGeral

Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato

Publicado em 21/12/2025

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP)  • 14/08/2025REUTERS/Jessica Koscielniak

Documento foi invalidado conforme regras internas da Câmara dos Deputados; ex-deputado afirma que medida busca impedi-lo de permanecer no exterior

Por Poliana Santos, da CNN Brasil, São Paulo

A Câmara dos Deputados decidiu, na sexta-feira (19), cancelar o passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro um dia após o parlamentar perder o mandato.
A medida seguiu o que determina o regulamento interno da Casa, que prevê a invalidação do documento em caso de perda de mandato, e incluiu a solicitação de devolução dos passaportes.

No sistema da Câmara, os passaportes diplomáticos de Eduardo Bolsonaro e de seus dependentes já constam como não válidos.

Em manifestação nas redes sociais, o ex-deputado afirmou que a decisão tem como objetivo dificultar sua permanência no exterior. Ele também disse acreditar que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, tenha determinado o cancelamento de seu passaporte comum.

“No dia seguinte à cassação de meu mandato veio a notícia do cancelamento de meu passaporte. Não se engane, desde sempre a intenção é me bloquear no exterior”, escreveu.

Autoexilado nos Estados Unidos desde fevereiro deste ano, Eduardo acumula 59 ausências não justificadas nas sessões deliberativas do plenário. A Constituição estabelece um limite de faltas e prevê a perda de mandato para o parlamentar que faltar a mais de um terço das reuniões.

Diante disso, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), declarou a perda do mandato de Eduardo, decisão que foi publicada na quinta-feira (18) no Diário Oficial da Casa.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

No que resultará?

Narciso Mendes

Poupança registra retirada líquida de R$ 15 bilhões em setembro

Kevin Souza

Jair Bolsonaro é preso preventivamente a pedido da PF em Brasília

Raimundo Souza

Governo do Acre garante infraestrutura de acesso à Cooperativa de Café do Juruá

Raimundo Souza

Mudança no Imposto de Renda deve isentar quase metade dos professores do Acre, aponta Ipea

Kevin Souza

Segurança faz mais de mil atendimentos psicológicos para servidores da pasta

Raimundo Souza