28.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Os familiares de Aurora Maria publica desabafo em redes sociais

Foto: Reprodução do Alto Acre

Leidy Mesquita, mãe da bebê Aurora Maria, publicou um desabafo da família nas redes sociais no último sábado, dia 5, enfatizando a busca por justiça e responsabilização dos implicados no caso que abalou o Acre. Após um banho no Hospital da Mulher e da Criança de Cruzeiro do Sul, no dia 22 de junho, um dia depois de nascer, a recém-nascida sofreu ferimentos graves parecidos com queimaduras.

Em publicação  recente, a família expressa sua insatisfação com a maneira como as autoridades e profissionais da unidade de saúde lidaram com o caso e afirma que continua aguardando ansiosamente o resultado oficial do laudo médico. “Todos os médicos que a acompanham sabem que se trata de queimaduras, e todo o tratamento realizado até agora confirma isso”, escreveu.

De acordo com a família, a aparente negligência quase levou Aurora à morte. “Estamos aguardando com ansiedade a liberação oficial do laudo para que possamos tomar todas as medidas cabíveis e buscar justiça. Esse erro custou muito à nossa família e quase tirou a vida da nossa pequena. Queremos verdades, responsabilizações e, acima de tudo, justiça. A luta que começamos por Aurora agora se amplia. Não é apenas por ela, mas por todos que foram silenciados, desacreditados e que perderam sua voz”, declarou.

Aurora Maria permanece hospitalizada no Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, em Belo Horizonte (MG), recebendo cuidados especializados para queimaduras. A unidade é um marco nacional no atendimento a casos críticos e possui o maior Centro de Tratamento de Queimaduras (CTQ) do Brasil.

Nos últimos dias, houve progresso no quadro clínico da bebê. Ela já foi extubada, começou a mamar e continua com uma cicatrização das lesões considerada satisfatória. Na sexta-feira, dia 4, a mãe relatou que teve a oportunidade de segurar a filha nos braços pela primeira vez. Contudo, se a regeneração natural não acontecer, pode ser necessário realizar uma cirurgia plástica no futuro, pois alguns dos dedinhos ainda apresentam alterações.

Aurora sofreu uma parada cardiorrespiratória durante a internação no dia 28 de junho, ficando sem batimentos cardíacos por aproximadamente 39 minutos antes de ser reanimada com sucesso pela equipe médica.

A profissional de enfermagem que administrou o banho foi afastada de suas funções de forma preventiva. A Polícia Civil do Acre está conduzindo a investigação do caso.

A transferência da bebê para Belo Horizonte foi uma medida emergencial, conforme afirmou Pedro Pascoal, secretário de Estado de Saúde, antes mesmo de o diagnóstico ser confirmado.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Polícia Civil do Acre apresenta panorama do trabalho realizado em 2024

Raimundo Souza

Governador Gladson Cameli participa de solenidade de promoção da Polícia Militar do Acre

Raimundo Souza

HPV: Mais de 30 mil jovens devem ser imunizados contra vírus em Rio Branco, diz PNI

Jamile Romano

Curso on-line para pretendentes à adoção está disponível durante todo o ano

Jamile Romano

Governo do Acre anuncia pagamento de fevereiro; confira as datas

Jamile Romano

Fundação Elias Mansour colabora com oficinas e fóruns culturais no interior

Marcio Nunes