31.3 C
Rio Branco
terça-feira, 24 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeralPolicial

Operação da PF mira rede de exploração sexual infantil na internet em Rio Branco

Publicado em 24/02/2026

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (24), a Operação Offerre, voltada ao enfrentamento de crimes de violência sexual contra crianças e adolescentes no Acre. A ação foi realizada em Rio Branco.

Durante a operação, os agentes cumpriram um mandado de busca e apreensão e um mandado de prisão. De acordo com a PF, a investigação apura a suposta comercialização, pela internet, de arquivos contendo material de abuso sexual infantojuvenil.

As diligências tiveram início após denúncias que apontaram a oferta de imagens e vídeos ilícitos, com indícios de utilização indevida de dados de terceiros para viabilizar as negociações no ambiente virtual.

A legislação brasileira ainda emprega o termo “pornografia” no artigo 241-E do Estatuto da Criança e do Adolescente para caracterizar esse tipo de crime. No entanto, organismos internacionais e especialistas na área têm adotado as expressões “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou “violência sexual contra crianças e adolescentes”, por considerarem que esses termos traduzem de forma mais adequada a gravidade das condutas.

A Polícia Federal orienta que pais e responsáveis acompanhem de perto as atividades de crianças e adolescentes, tanto no ambiente digital quanto no convívio presencial. Entre as recomendações estão o diálogo constante sobre os riscos da internet, a supervisão do uso de redes sociais, jogos e aplicativos, além da atenção a mudanças comportamentais, como isolamento repentino ou excesso de sigilo no uso de dispositivos eletrônicos.

As investigações seguem em andamento e tramitam sob sigilo.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Federação de Judô do Estado Acre: Convocação!

Raimundo Souza

Atlético enfrenta o Plácido de Castro e pensa na semifinal da 2ª Divisão

Redacao

Atleta da Tanzânia vence a 100ª Corrida Internacional de São Silvestre; Nubia de Oliveira fica em 3º lugar

Kevin Souza

Polícias Civil e Federal unem forças para reforçar buscas por desaparecidos no Acre

Raimundo Souza

Governo realiza 2º Encontro dos Estagiários da Administração Pública Estadual

Raimundo Souza

Detentos do Acre que vão fazer Enem PPL se preparam para a prova

Marcio Nunes