30.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Operação conjunta do MPAC e MPCE recaptura foragido líder de facção criminosa

Atualizada em 14/11/2024 11:10

Na tarde desta quarta-feira, 13, uma operação coordenada pelos Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaecos) dos Ministérios Públicos do Acre e do Ceará, com o apoio das inteligências de ambas as instituições, resultou na recaptura de Antônio Dayvit Mianne de Castro Lima, um dos fundadores de uma facção criminosa originada no estado do Acre. Foragido desde abril de 2023, após violar o monitoramento eletrônico, ele utilizava estratégias sofisticadas para ocultar sua localização e identidade.

A operação, articulada pelo MPAC e MPCE, resultou na localização do foragido por volta das 16h30, enquanto ele saía de sua residência em Fortaleza. A Assessoria de Inteligência (Asint) da Polícia Militar do Ceará, que apoiava as diligências, acionou prontamente o Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) para efetuar a captura. Ao notar a aproximação das equipes, o foragido tentou retornar à residência e se livrar de pertences que carregava, incluindo um celular.

Ao ser abordado, Antônio Dayvit Mianne de Castro tentou enganar as autoridades, identificando-se como Raife de Souza Silva. No entanto, a ação das equipes de inteligência, junto com o Batalhão de Polícia de Choque, permitiu a confirmação de sua verdadeira identidade e a execução do mandado de prisão. Confrontado, ele permaneceu em silêncio.

Antônio Dayvit Mianne de Castro cumpre uma pena total de mais de 59 anos de reclusão, condenado por crimes de organização criminosa, roubo qualificado e posse ilegal de armas. Entre suas condenações, destaca-se sua participação e papel de liderança na organização criminosa criada no presídio Francisco de Oliveira Conde. Reconhecido como um dos principais líderes do grupo, ele teve um papel central em vários crimes praticados pela facção.

Segundo o coordenador-geral do Gaeco do MPAC, promotor de Justiça Bernardo Albano, a atuação integrada dos Ministérios Públicos, em parceria com outras instituições de segurança pública, foi essencial para a recaptura de Antônio Dayvit, que era um dos principais foragidos da Justiça acreana devido à sua posição de destaque na facção, fundada, inclusive, no dia de seu aniversário.

Agência de Notícias do MPAC

Artigos Relacionados

Governo do Acre realiza campanha de doação de sangue em Feijó com coleta de 115 bolsas

Jamile Romano

Duarte destina R$ 6 milhões para construção de novo hospital em Xapuri

Jamile Romano

Horto Florestal terá mais câmeras, policiamento e controle de acesso ao parque

Marcio Nunes

Mailza Assis participa de Seminário de 34 anos do ECA e pactua criação do Centro Integrado de Atendimento a Crianças e Adolescentes

Jamile Romano

Pessoas em monitoramento eletrônico estão impedidas de frequentar local da festa carnaval em Rio Branco

Jamile Romano

Tem Boca sim! Tião Bocalom é reeleito prefeito de Rio Branco no primeiro turno

Jamile Romano